Irmãos auxiliaram no parto de Dhassyla, numa calçada de Rio das Pedras, na cidade do Rio de Janeiro

Uma mulher deu à luz no meio da rua, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (10). Com contrações, Dhassyla Pinheiro Silva chamou uma ambulância do Cegonha Carioca, da Prefeitura do Rio, e a esperou por três horas. Merlin, a bebê, chegou antes.

Funcionários do programa – que deveria auxiliar grávidas do pré-natal ao parto – afirmam que estão sem receber. Um deles denuncia que dois dos 12 veículos ficaram parados na semana passada por falta de combustível.

Angústia desde a noite anterior

Com dores, Dhassyla já tinha ido à Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, na noite de quarta-feira (9), mas acabou liberada pelos médicos.

Por volta das 5h de quinta, a gestante voltou a sentir dores, e o marido dela acionou a ambulância do Programa Cegonha Carioca. Às 8h, o veículo ainda não tinha chegado.

Ao perceber que a bebê estava nascendo, o marido pediu ajuda ainda na rua. Os irmãos Fernando Vincler dos Santos e Jean Carlos dos Santos se prontificaram a acudi-la.

Após o parto na rua, a ambulância chegou, e Dhassyla foi levada para a Leila Diniz.

Merlin nasceu com 2,540 kg e 48 cm. Mãe e filha passam bem.

Combustível na reserva

Funcionários que fazem parte do Cegonha Carioca denunciam atraso nos salários e destacam que as ambulâncias estão rodando com combustível no limite de acabar. Duas ficaram paradas.

Um deles afirma que o dinheiro que está abastecendo as ambulâncias não tem procedência reconhecida.

“Na hora de abastecer a ambulância, a regulação liga, manda a equipe da ambulância para um determinado posto, onde lá se encontra um funcionário da prefeitura, com dinheiro vivo, em espécie, e ele faz o pagamento. E eles determinam o valor que vai ser abastecido em cada ambulância”, denuncia.

No mês passado, os funcionários receberam o salário no dia 23 de setembro. Este mês ainda não tem previsão.

Fonte: G1

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Leia também

Justiça Eleitoral implanta posto para cadastramento de biometria no Polo Shopping

Notícias Justiça Eleitoral implanta posto para cadastramento de biometria no Polo Shopping…