OSC Gabriel realiza testes de glicemia e aferição de pressão grátis como parte da 20ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos   

No próximo sábado, 29 de setembro, acontece no Polo Shopping Indaiatuba uma ação de sensibilização e informação sobre doação de órgãos e tecidos, realizada pela OSC Gabriel como parte da 20ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Das 10h às 20h, quem passar pelo Polo Shopping Indaiatuba poderá realizar gratuitamente aferição de pressão arterial e teste de glicemia, realizados pela Drogasil, e ainda fazer seu Cartão de Doador com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), parceiros da OSC Gabriel na campanha.

Com o tema “Mantenha Seu Laço com a Vida, Doe órgãos”, a campanha acontece simultaneamente em todo o Brasil com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de doação de órgãos. Em Indaiatuba, no dia 28, às 19h, a Câmara Municipal realiza uma homenagem com a presença de transplantados, familiares e representantes da sociedade que acreditam que a doação de órgãos e tecidos é o maior ato de solidariedade e amor ao próximo.

Em Indaiatuba, atualmente 55 pessoas estão na fila de espera por um transplante, sendo que um paciente aguarda um pulmão, 42 esperam por um rim, 9 esperam córneas, um para fígado e 2 pacientes estão na fila por transplante duplo de rim e pâncreas.

Por outro lado, durante o período, apenas uma doação de órgão foi registrada em Indaiatuba, realizada no dia 10 de julho resultando na captação de córneas, rins e fígado, tirando 5 pessoas da fila de espera. Em 2017, somente duas famílias autorizaram a doação de órgãos. A gerente de marketing do Polo Shopping Indaiatuba, Andréa Fernandes, destaca a importância da ação. “É extremamente importante fazer parte dessa campanha que visa informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, e ainda oferecer serviços gratuitos, como o teste de glicemia e a aferição de pressão arterial”.  

Além do Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil e Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), são parceiros da OSC Gabriel na campanha: Unimed Campinas, Novartis Brasil, Tc-Vidro, Aksell Química, SWD Agência e Concessionária de Rodovias AB Colinas, que fará a distribuição de 54 mil folhetos nas praças de pedágio de Indaiatuba. A Ação ainda conta com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e de voluntários do Rotaract e Interact de Indaiatuba.    

Além das ações em Indaiatuba, outras acontecem pelo Brasil como parte da campanha. Uma delas será durante a partida de abertura da Copa do Brasil, onde os jogadores dos times Corinthians e Flamengo entrarão em campo acompanhados de pessoas que passaram por transplante, entre eles representantes da cidade de Indaiatuba.  

No país, entre janeiro e junho de 2018, 32.716 pacientes estavam na fila de espera para realizar um transplante. Entre eles, 21.962 adultos esperavam por um rim, 1.239 aguardavam um fígado, 232 por um coração, 177 esperavam um pulmão, 32 por pâncreas, 500 por transplante duplo de rim e pâncreas e 8.574 pacientes aguardavam por córnea.  

Além dos adultos, há ainda 706 crianças na fila de transplante, sendo que 364 aguardam por um rim, 46 por fígado, 37 por um coração, 21 esperam por pulmão, um para transplante duplo de rim e pâncreas e 237 crianças esperam por córnea.   No mesmo período, 1.286 adultos e 23 crianças morreram na fila de espera por falta de doador compatível, e hoje, infelizmente a recusa da família em autorizar a doação ainda é grande: cerca de 43% das famílias recusam doar os órgãos de seus entes queridos.    

Serviço
20ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos
Data: Sábado 29 de setembro
Horário: das 10h até 20h (ou enquanto durarem os estoques de 400 testes gratuitos).
Local: Polo Shopping Indaiatuba – Al. Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical
Participação gratuita.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos inicia Operação Fim de Ano com expectativa de 834 mil passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia hoje (14/12) a Operação Fim de Ano/Feliz 201…