Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

O Alzheimer é uma doença neurológica que afecta diversas funções cognitivas, desde a memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre muitas outras através de uma deterioração global, progressiva e irreversível, ou pelo menos era até um grupo de pesquisadores de Toronto, no Canadá ter descoberto uma nova cirurgia capaz de não só parar o desenvolvimento da doença, como até revertê-la, através de uma técnica conhecida como Estimulação Cerebral Profunda.

Rodrigo Marmo é um médico neurologista brasileiro de 35 anos, que fez a especialização em Toronto, e que conseguiu reverter a doença de Alzheimer num paciente de 77 anos que sofria com a doença há dois anos, usando esta nova cirurgia. De acordo com o médico, este baseou-se nos estudos que acompanhou em Toronto durante a sua especialização, para operar o seu paciente.

O procedimento consiste num marca-passo cerebral que é implantado no paciente. “Eletrodos, conectados a uma bateria presa no peito, dão pequenas descargas elétricas no cérebro, que estimulam o circuito da memória”, contou Rodrigo ao SoNoticaBoa. Cerca de 11 a 15 dias após a cirurgia, o equipamento é ligado e deverão começar a aparecer os primeiros resultados.

Infelizmente, esta é uma cirurgia bastante cara ainda devido ao facto dos eletrodos e do marca-passo serem importados, chegando mesmo a custar 200 mil reais.

No caso deste paciente em questão, a medicação já não fazia efeito, fazendo com que o seu estado de saúde piorasse cada vez mais e o plano de saúde recusou-se a pagar pela operação por este procedimento ainda não ter sido libertado pelo Ministério da Saúde. Contudo, a família processou-os e eles acabaram por ser obrigados a suportar os custos da cirurgia canadense, feita no Brasil pelo especialista Rodrigo Marmo.

Apesar dos excelentes resultados, este garante que a cirurgia não cura a doença, mas melhora bastante a qualidade de vida do paciente.

Sem dúvida um grande avanço na medicina 👏

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

3º Ação Jovem contará com caminhada e stand up com Gêmeos Willou e Watson

Notícias 3º Ação Jovem contará com caminhada e stand up com Gêmeos Willou e Watson Publica…