Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Toró recebe de Antony e bate colocado para fazer o segundo gol do São Paulo contra o Goiás

Toró recebe de Antony e bate colocado para fazer o segundo gol do São Paulo contra o Goiás

Toró teve uma reviravolta em sua vida em menos de uma semana e já desponta como um dos novos xodós do São Paulo para a temporada. Em menos de 10 dias, o atacante de 19 anos teve a saída para a Chapecoense vetada por Cuca, estreou como profissional e na estreia como titular, na última quarta-feira, fez o gol da vitória do Tricolor sobre o Goiás.

A ascensão meteórica, porém, não é nenhuma novidade para o garoto de Belém do São Francisco, cidade de 20 mil habitantes no interior de Pernambuco. Quando ainda era apenas Jonas Gabriel da Silva Nunes, decidiu deixar a vida pacata, aos 17 anos, e embarcou em um caminhão rumo a São Paulo.

A primeira parada foi em Salto, interior de São Paulo, quando defendeu o Comercial e pensou em desistir após ser assaltado. Depois de conversas com o pai, decidiu tentar a sorte no Primavera, de Indaiatuba, e sua carreira como atleta de ponta começou a se tornar uma realidade. Com boas atuações no Campeonato Paulista Sub-17 e na Copinha, foi emprestado ao São Paulo até 2019.

Toró, do São Paulo, em atuação pela Copinha — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão ConteúdoToró, do São Paulo, em atuação pela Copinha — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão Conteúdo

Toró, do São Paulo, em atuação pela Copinha — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão Conteúdo

De porte físico forte e veloz, Toró logo se destacou entre os garotos tricolores sub-20 e foi destaque na campanha do título da Copa RS – também foi vice-campeão da Copa São Paulo de 2018. A convocação para a seleção brasileira da categoria foi inevitável e a compra em definitivo pelo São Paulo também. No dia 4 de agosto de 2018, Toró assinou seu primeiro contrato, válido até dezembro de 2022.

Profissional

As esperanças de Toró em integrar o time profissional do São Paulo em 2019 aumentaram quando anunciaram André Jardine como o novo técnico do Tricolor. No entanto, a convocação do jogador para o Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira atrasou sua promoção, que ficou ainda mais difícil após a eliminação do clube na Taça Libertadores.

André Jardine deixou o cargo, e Toró quase deixou o São Paulo. Sem espaço na equipe, a diretoria pensou em emprestá-lo à Chapecoense para ganhar rodagem, mas Cuca vetou.

– Nós íamos emprestar o Toró essa semana para a Chapecoense e, num treino, o Cuquinha me chamou e falou: ‘Não podemos emprestar esse menino, o treino dele foi muito bom. Vamos ficar com ele’. Observamos diferente do que vínhamos observando, dando mais oportunidades. É um jogador velocista que joga na ponta direita, esquerda e de centroavante também. Foi muito bom ele ficar com a gente e pegar confiança, certamente vai nos ajudar bastante. Um jogador com essa característica hoje em dia é difícil – disse Cuca logo após a boa estreia de Toró como profissional na vitória sobre o Botafogo, na primeira rodada do Brasileirão.

Assim que assumiu o São Paulo, no começo de abril, Cuca demonstrou um carinho especial por todos os garotos recém-promovidos das categorias de base. Toró, no entanto, teve alguns dias de trato diferenciado em determinadas atividades em que ele não conseguia um bom desempenho.

O incentivo e a confiança do treinador surtiram efeito quase que imediato. Na primeira oportunidade que teve, na vitória são-paulina por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado, ele deu uma linda arrancada do campo defensivo até a entrada da área adversária e chutou com muito perigo. Ele foi aplaudido pelos torcedores presentes no Morumbi.

Toró parte em velocidade e quase faz um belo gol aos 31 do 1º tempo

Toró parte em velocidade e quase faz um belo gol aos 31 do 1º tempo

Após o jogo, Toró não conseguiu esconder a alegria pelo momento vivido. Além de agradecer Cuca por sua permanência no clube, falou dos seus momentos de superação e paciência para, enfim, ganhar uma oportunidade.

Na última quarta-feira, Cuca surpreendeu na escalação ao tirar Igor Gomes do time titular e promover a entrada de Toró. Com isso, o garoto ficou como centroavante e Alexandre Pato atuou entre as linhas de marcação do Goiás.

A alteração fez o treinador mudar o esquema 4-3-3 anteriormente utilizado para o 4-4-2, com Everton e Antony um pouco mais recuados na linha de meio de campo.

A tendência é que diante do Flamengo, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi, a formação continue sendo utilizada com mudanças pontuais na defesa (sai Arboleda machucado e entra Anderson Martins) e no meio de campo/lateral (Hudson deixa de ser volante e vai para a lateral direita, cobrindo a ausência de Igor Vinícius, suspenso, e Liziero deve voltar ao time para compor o lugar de Hudson no meio).

O jogo entre São Paulo e Flamengo terá transmissão da TV Globo para todo o Brasil (menos MG e GO) com narração de Cléber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Júnior. O Premiere transmite ao vivo para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Wagner Vilaron. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e faz uma “live” logo após o jogo, com análises dos comentaristas e entrevistas ao vivo de jogadores e treinadores.

Números de Toró na base do São Paulo:

  • Jogos: 87
  • Gols: 45
  • Copinha 2018: 9 jogos e 6 gols
  • Copa do Brasil: 10 jogos e 1 gol
  • Copa do Brasil 2018
  • Supercopa do Brasil 2018
  • Vice-campeão da Copa SP 2018
  • Copa RS 2017
  • Future Cup na China 2017 (Artilheiro com 17 gols)
  • Copa Ouro 2017

Todos torneios e jogos do SP citados acima pelo Sub-20

Toró fez seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Goiás — Foto: Rubens Chiri / sãopaulofc.netToró fez seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Goiás — Foto: Rubens Chiri / sãopaulofc.net

Toró fez seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Goiás — Foto: Rubens Chiri / sãopaulofc.net

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Esporte
Comentários estão fechados.

Leia também

Tomates recheados à milanesa

Tomate tem presença garantida em nossas mesas diariamente, seja na salada ou em molhos. Es…