40º encontro de Bandeiras Folia de Reis

Divulgação

40º encontro de Bandeiras Folia de Reis

O 40º Encontro de Bandeiras das Folia de Reis de Campinas acontece hoje, na Vila Castelo Branco, das 8h às 18h. De acordo com a organização, ao longo do dia, cerca de mil pessoas são esperadas para acompanhar o encontro na casa de dona Maria Cândida Teodoro da Silva, mais conhecida como Dona Maria, fundadora do evento e que morreu em julho de 2015, aos 87 anos.

A herança foi passada para a neta da festeira, a auxiliar de atendimento Regiane Aparecida Florentino, de 33 anos, organizadora do evento, que celebra as cantorias e evoluções das companhias de Reis, com apresentações dos grupos da cidade e da região se desafiando divertidamente pelas ruas da comunidade.

A festa é realizada uma vez por ano pela Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam) e que conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. Se durante todo o mês as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, é na “Festa da Dona Maria” , como o encontrão é conhecido, que os grupos de Folias mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções .

“Promover esse Encontro das Bandeiras é para que a cidade saiba que queremos salvar e preservar a ideia desse patrimônio imaterial . A Dona Maria iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira de Reis, congregando diferentes grupos de folias e de culturas, recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados”, conta a especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas, Marcela Bonetti.

“A Dona Maria fez tão lindamente esse papel que ao longo dos anos que a a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos, passando de geração para geração, isso é uma característica dentro da primicia do patrimônio imaterial”, destaca Marcela.

Durante a programação, os moradores, os cantadores, os músicos e os foliões acompanham a chegada das bandeiras. A comitiva dos grupos conta com diversos personagens como Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço, também chamado de Bastião, e Foliões que fazem evoluções coreográficas, acompanhados de cantadores e instrumentistas.

Para revisitar essa importante manifestação popular, a Festa reúne os coletivos folclóricos das Companhias de Reis de Campinas, Indaiatuba e o grupo As Caixeirosas,que, em trajes típicos compostos por fitas, camisas coloridas, máscaras e acessórios, apresentam canções tradicionais.

Patrimônio Imaterial

Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). “A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis, e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de “chegada”, a tradição da Bandeira de Santos Reis” , afirma a especialista cultural. A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus “Giros”, que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco. Campinas reúne, atualmente, as companhias Ases do Brasil, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense, São José Operário e Vozes do Oriente.

Serviço

40° Encontro de Bandeiras

Quando: Hoje, 20, das 8h às 18h

Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas – Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183, Vila Castelo Branco)

Entrada gratuita

Escrito por:

Do Correio

Fonte: Correio RAC

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Vaga(s) de emprego para Analista de Gestão Imobiliária Pl – v1863157

PRÉ-REQUISITOS: • Superior Completo, Administração, Estatística, Engenharia de Produção e …