A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde e do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) realizou a Campanha da Prevenção da Sífilis na última semana, com testes rápidos e orientações à população sobre esta infecção. No total, cerca de 250 pessoas foram atendidas. Destes, cinco testes apresentaram resultado positivo para a infecção.

No AMI são realizados todas as segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, ações de prevenção, aconselhamento, e diagnóstico precoce. Em média, são atendidos de 80 a 150 pacientes para testes rápidos, fora as ações extramuros. Para os casos positivos, os pacientes são orientados a realizar o tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

Para o secretário da Saúde, Flávio Vitale, “ações extramuros são fundamentais para ampliar o acesso da população aos testes. Nem todos conseguem encontram tempo durante a semana e horário comercial para comparecer nas bases de saúde. As ações fora das bases de saúde suprem esta lacuna”, observa.

Nas unidades básicas de saúde, estão anexados os folders para chamar atenção quanto a importância de realizar testes rápidos com o casal, ou seja, além da gestante, é fundamental o pai da criança fazer o teste para preservar a saúde do bebê durante a gestação, período que também pode ocorrer as relações sexuais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis é uma doença considerada de alta transmissão no Brasil. A infecção é transmitida sexualmente e pode pôr em risco a saúde da gestante contaminando o bebê ainda durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita. Por isso é importante que a gestante e o parceiro façam o primeiro teste o quanto antes, preferencialmente nos três primeiros meses de gestação.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos inicia Operação Fim de Ano com expectativa de 834 mil passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia hoje (14/12) a Operação Fim de Ano/Feliz 201…