Corolla, Onix e Compass. Nos últimos anos o mercado brasileiro tem visto a acensão desses três modelos bem distintos em seus respectivos segmentos. O de hatches compactos foi dominado pelo Chevrolet, os sedãs pelo Toyota e os SUVs pelo Jeep.

Os meses passam e eles se mantém no topo do ranking de vendas com números muito superiores aos concorrentes. Mesmo com alguma flutuação, a margem de liderança se mantém muito ampla, mais do que consolidando a preferência.

O Onix, por exemplo, emplacou nada menos que 22.277 unidades em novembro deste ano. O número é quase a soma dos três maiores concorrentes, VW Gol, Ford Ka e Hyundai HB20 somados. Os outros hatches, aliás, estão entre os cinco mais vendidos do País. No acumulado do ano, o Onix já ultrapassou os 190 mil carros vendidos, mais que a soma dos dois seguintes da lista, HB20 e Ka.

Entre as razões do sucesso, a variedade de versões, opções com câmbio automático e facilidade de manutenção contam bastante. O Onix, aliás, completou um milhão de unidades produzidas em outubro, com muita pompa da fabricante. Sua versão sedã, aliás, repete o sucesso no segmento. O Prisma também é, disparado, o líder de seu segmento.

Corolla é rei absoluto

Fenômeno parecido ocorre com o Toyota Corolla. Com o sedã feito em Indaiatuba (SP), o assombro é ainda maior: ele vendeu em novembro mais do que a soma de todos os concorrentes. Modelos como Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Ford Focus Fastback, VW Jetta e Citroën C4 Lounge. Todos, somados, ainda não superam as 5.928 unidades do Corolla em novembro.

Até houve uma época em que Civic e Corolla disputavam mês a mês a liderança entre os sedãs, em meados e fim dos anos 2000. No entanto, a distância só tem aumentado, principalmente após o lançamento da décima geração do Honda.

Compass surpreende

Já com o Jeep Compass, o caso é mais curioso. O Jeep demorou a ser lançado, chegando bem depois do “irmão menor” Renegade. Até então, Renegade e Honda HR-V disputavam o topo, também mês a mês alternando a liderança. O Compass, apesar de maior e mais caro, acabou conquistando o mercado e ultrapassando os dois modelos de porte menor.

Embora a distância entre o Compass e Renegade e HR-V seja menor, o Jeep líder parte de R$ 111.990. A versão mais barata é mais cara do que as de topo dos dois modelos seguintes no ranking. Ainda assim, o Compass mantém a liderança sem parecer perder fôlego.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Tarifa de ônibus tem primeiro reajuste depois de ficar três anos congelada

[unable to retrieve full-text content]Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp O…