Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Notícias

Indaiatuba tem Grau de Excelência em abastecimento de água e coleta de lixo

  • Publicação: 15/05/2019 07:53h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 339
Foto

Foto: Arquivo RIC/PMI

O serviço de abastecimento de água e coleta de lixo em Indaiatuba foram avaliados com Grau de Excelência. Na pesquisa divulgada nesta semana pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), o município conquistou 828 pontos no serviço de água e 819 na coleta de lixo. A classificação de Excelência só é atribuída às cidades que somam mais de 800 pontos. A pesquisa avalia a satisfação dos moradores em relação à qualidade dos serviços públicos das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e de 12 municípios da região de Piracicaba.

Além desses dois serviços avaliados com Grau de Excelência, das 16 áreas analisadas pela Indsat, Indaiatuba se destaca em outras 12 com a classificação de Alto Grau de Satisfação, que é atribuído aos municípios que registram entre 650 e 799 pontos. Entre as áreas melhores avaliadas estão a qualidade de vida, segurança pública, saúde, educação e cultura.

Referente ao primeiro trimestre de 2019, o estudo revelou que 98% dos moradores consideram o serviço de abastecimento de água da cidade “ótimo” ou “bom”. Avaliando os históricos de pesquisas do órgão, o serviço, que é prestado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), já havia apresentado Grau de Excelência em 2018 e também no primeiro semestre de 2017.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) que esteve na superintendência do Saae até 2016, ressaltou todo o investimento que é feito no município nesta área e lembrou que em abril a cidade foi apontada no Relatório Anual de Gestão da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) com a maior pontuação média da RMC de satisfação dos moradores com relação à prestação dos serviços de água e esgoto e resíduos sólidos domésticos. “Fazemos investimentos contínuos tanto na captação, como no tratamento e na distribuição de água. Trabalhamos para oferecer serviços de qualidade para nossa cidade e é muito gratificante saber que a população está satisfeita com nosso trabalho. Mais de uma pesquisa aponta essa satisfação, o que só reforça que estamos cumprindo nosso compromisso com o bem estar da população”, acrescentou.

Com relação à coleta de lixo, os indaiatubanos que avaliaram o serviço como “ótimo” e “bom” somaram 93% dos entrevistados. O Grau de Excelência foi mantido nos quatro trimestres de 2018 e no primeiro trimestre de 2017 as avaliações variaram de 823 a 847 pontos.

Os pesquisadores entrevistaram 400 moradores da cada cidade, e os entrevistados avaliaram o quesito a partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Com essa metodologia, os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados pelo município.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Tomates recheados à milanesa

Tomate tem presença garantida em nossas mesas diariamente, seja na salada ou em molhos. Es…