Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Justiça determina afastamento de Guardas Municipais de Indaiatuba por abuso e tortura

Justiça determina afastamento de Guardas Municipais de Indaiatuba por abuso e tortura

A Justiça determinou nesta sexta-feira (3) uma série de medidas cautelares contra oito guardas civis de Indaiatuba (SP) investigados em processo sobre crimes de tortura. O pedido foi feito pelo Ministério Público (MP) e aceito pelo juiz José Eduardo da Costa, da 1ª Vara Criminal. Em abril, quatro integrantes da corporação foram presos pela Polícia Civil denunciados por crimes de tortura e abuso de poder na cidade.

Na decisão, o juiz determina aos servidores o “comparecimento mensal em juízo para justificar suas atividades”, “proibição de manter contato com as testemunhas e membros da Guarda Civil, além das vítimas e familiares destes”, “proibição de ausentar-se da cidade sem autorização judicial” e “suspensão do exercício de função pública”.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba informou que não foi notificada da decisão judicial e, “assim que receber a ação, tomará todas as medidas legais”.

Policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Guarda Municipal de Indaiatuba em 25 de abril — Foto: André Natale/EPTVPoliciais civis cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Guarda Municipal de Indaiatuba em 25 de abril — Foto: André Natale/EPTV

Policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da Guarda Municipal de Indaiatuba em 25 de abril — Foto: André Natale/EPTV

De acordo com a Polícia Civil, os investigados agrediram fisicamente suspeitos de crimes antes de apresentá-los às autoridades na delegacia. Os guardas foram monitorados por meio de ligações telefônicas autorizadas pela Justiça.

Nas ligações, os policiais detectaram que os guardas investigados voltavam a procurar os supostos criminosos e testemunhas para constrangê-los e convencê-los a mudar os depoimentos em inquéritos policiais e judiciais.

Vídeo mostra guardas de Indaiatuba presos por tortura e abuso agredindo homem em bar

Vídeo mostra guardas de Indaiatuba presos por tortura e abuso agredindo homem em bar

Um vídeo gravados em novembro de 2018 e divulgado em abril mostram agentes agredindo um homem com chutes, socos e empurrões. As imagens fazem parte da investigação.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

3º Ação Jovem contará com caminhada e stand up com Gêmeos Willou e Watson

Notícias 3º Ação Jovem contará com caminhada e stand up com Gêmeos Willou e Watson Publica…