Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Saúde implantou em setembro o Núcleo Interno de Regulação (NIR) em parceria com o HAOC que visa fazer contato com os serviços referenciados para fornecer mais eficiência na transferência dos pacientes internados no Haoc de média e alta complexidade que precisam de serviços fora do município. O trabalho é feito por uma equipe formada por integrantes da Secretaria de Saúde e do Haoc. Com um mês de trabalho foram transferidos 21 pacientes para serviços reverenciados na PUC, Unicamp e Mario Gatti, dentre eles 12 cateterismos.

De acordo com a secretária de Saúde, Graziela Garcia, antes da implantação do NIR em Indaiatuba foram feitas visitas ao NIR da Unicamp em Campinas, afim de aprender o funcionamento e aplicar em Indaiatuba. “Nosso objetivo é trazer ao município modelos de trabalho que funcionam e produzem agilidade no dia a dia. Fomos até a Unicamp e conhecemos todo o processo, assim formamos uma equipe dentro do Haoc que se dedica a esse trabalho. Antes essa responsabilidade era do médico, ele que fazia todo o processo para transferir o paciente de média ou alta complexidade e o tempo de espera para essa transferência era de aproximadamente 5 dias, com a implantação do NIR essa espera passou para apenas 1 dia”, explica Graziela.

Com esse trabalho a expectativa é que os leitos de Indaiatuba sejam ocupados por pacientes de média e baixa complexidade e os leitos de alta complexidade sejam ocupados nos hospitais de referência, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Regulação na Região

Nossa região ganhará um complexo regulador, que deverá complementar a agilidade das transferências de pacientes de alta complexidade para hospitais de referência. Foi assinado na primeira semana de outubro no Departamento Regional de Saúde 7, em Campinas, um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado e a CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços) que facilitará a comunicação para encontrar vagas, beneficiando os pacientes que necessitam de cirurgias de emergência e urgência, vagas de UTI e tratamentos complexos. Antes desse convênio a CROSS que comandava esse serviço ficava em São Paulo e agora passará operar em Campinas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos inicia Operação Fim de Ano com expectativa de 834 mil passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia hoje (14/12) a Operação Fim de Ano/Feliz 201…