Notícias

Orquestra Sinfônica apresenta Ópera de Puccini em parceria com Ópera Estúdio Unicamp

  • Publicação: 08/11/2018 14:08h
  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 938
Foto

Foto:

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp trazem pela primeira vez à cidade a montagem da ópera “Gianni Schicchi”, do compositor italiano Giácomo Puccini. O espetáculo é uma realização da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura e a Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba. Serão duas apresentações nos dias 17 e 18 de novembro às 20 horas no CIAEI. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

A obra é uma comédia escrita há exatamente cem anos, mas com uma temática que continua atual: a ganância. Puccini foi buscar inspiração em Dante Alighieri e na Divina Comédia para compor o personagem principal que dá nome a ópera. O compositor faz um retrato cômico e sarcástico ao apresentar a morte de Buoso Donati, cercado por seus parentes que lá se encontram não para chorar pela sua morte e sim para ver quem ficará com a herança. Mas para levar adiante seus planos precisarão da ajuda de Gianni Schicchi, uma espécie de falsário.

“É uma espetáculo leve e irreverente, mas que também possui um dos momentos de maior lirismo da história da música operística”, conta o maestro Paulo de Paula se referindo à famosa ária “O Mio Babbino Caro”, considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini. Feita especialmente para a voz feminina, a obra foi imortalizada quando interpretada pela premiada e respeitada Maria Callas e, posteriormente, por Montserrat Caballé. “É um programa perfeito para amantes da música e também para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de assistir uma ópera”, finaliza o maestro.

Com direção musical do maestro Paulo de Paula e direção cênica de Felipe Venâncio, a montagem é fruto desta parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp, núcleo de formação de cantores líricos que tem como diretor o professor Ângelo Fernandes. Com cenários, luzes e efeitos visuais, todo o texto da ópera também terá tradução simultânea.

Ópera Estúdio Unicamp

Criado em 2012, o Ópera Estúdio Unicamp é formado por estudantes de canto e jovens cantores de cursos de graduação e pós-graduação, tem amplamente desenvolvido atividades pedagógicas em canto e atuação, de performance nas montagens de óperas e de pesquisa, e tem sido um laboratório para projetos do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp.

SERVIÇO:

Ópera Gianni Schicchi

Data: 17 e 18 de novembro – sábado e domingo

Horário: 20h

Local: CIAEI – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba

Entrada gratuita

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Ovo Mollet

Foto: João Ricardo O ovo mollet é uma receita em que o ovo é servido inteiro, envolto em c…