Notícias

Orquestra Sinfônica apresenta Ópera de Puccini em parceria com Ópera Estúdio Unicamp

  • Publicação: 08/11/2018 14:08h
  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 938
Foto

Foto:

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp trazem pela primeira vez à cidade a montagem da ópera “Gianni Schicchi”, do compositor italiano Giácomo Puccini. O espetáculo é uma realização da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura e a Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba. Serão duas apresentações nos dias 17 e 18 de novembro às 20 horas no CIAEI. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

A obra é uma comédia escrita há exatamente cem anos, mas com uma temática que continua atual: a ganância. Puccini foi buscar inspiração em Dante Alighieri e na Divina Comédia para compor o personagem principal que dá nome a ópera. O compositor faz um retrato cômico e sarcástico ao apresentar a morte de Buoso Donati, cercado por seus parentes que lá se encontram não para chorar pela sua morte e sim para ver quem ficará com a herança. Mas para levar adiante seus planos precisarão da ajuda de Gianni Schicchi, uma espécie de falsário.

“É uma espetáculo leve e irreverente, mas que também possui um dos momentos de maior lirismo da história da música operística”, conta o maestro Paulo de Paula se referindo à famosa ária “O Mio Babbino Caro”, considerada uma das mais belas obras de Giacomo Puccini. Feita especialmente para a voz feminina, a obra foi imortalizada quando interpretada pela premiada e respeitada Maria Callas e, posteriormente, por Montserrat Caballé. “É um programa perfeito para amantes da música e também para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de assistir uma ópera”, finaliza o maestro.

Com direção musical do maestro Paulo de Paula e direção cênica de Felipe Venâncio, a montagem é fruto desta parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp, núcleo de formação de cantores líricos que tem como diretor o professor Ângelo Fernandes. Com cenários, luzes e efeitos visuais, todo o texto da ópera também terá tradução simultânea.

Ópera Estúdio Unicamp

Criado em 2012, o Ópera Estúdio Unicamp é formado por estudantes de canto e jovens cantores de cursos de graduação e pós-graduação, tem amplamente desenvolvido atividades pedagógicas em canto e atuação, de performance nas montagens de óperas e de pesquisa, e tem sido um laboratório para projetos do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp.

SERVIÇO:

Ópera Gianni Schicchi

Data: 17 e 18 de novembro – sábado e domingo

Horário: 20h

Local: CIAEI – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba

Entrada gratuita

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Sopa de cebola com toque de café

Uma ótima opção para quem gosta de uma comidinha leve, mas não abre mão do sabor. Confira …