A dificuldade de acesso a procedimentos cardíacos de alta complexidade no Hospital municipal de Indaiatuba tem gerado riscos à vida de pacientes. Por falta de recursos financeiros, o Hospital só é habilitado pelo Estado a realizar procedimentos cardíacos de menor complexidade, como, controle de hipertensão e de insuficiência cardíaca, teste ergométrico e ecocardiograma.

A coordenadora do setor de urgência e emergência da secretaria de saúde de Indaiatuba, Maria Cristina Costa, explica que os procedimentos de alta complexidade dependem da regulação da Secretaria de Saúde do Estado, através do DRS7.

Luiz Carlos Chiaparine, médico cardiologista do Hospital, relata que muitos pacientes chegam a ficar meses internados no hospital, ocupando leitos, sem condições de receber alta, a espera de tratamento, como implantação de marca-passo, cirurgia de ponte de safena e cateterismo. Chiaparine explica que o Pronto Socorro do Hospital acabou se tornando a principal referência do paciente cardíaco.

De acordo com o DRS 7, no momento não há pacientes internados aguardando procedimentos de cateterismo ou de revascularização, por exemplo. Esclareceu ainda que a Região Metropolitana de Campinas conta com três serviços habilitados para atender a demanda de cardiologia: A PUC Campinas, a UNICAMP e o Hospital Regional de Jundiaí, no qual houve ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos, inclusive cardiológicos. Anualmente, são realizados 1,3 mil procedimentos cardiológicos pelo SUS, na região.

Destacou ainda que a pasta anunciou, neste mês, o projeto piloto de Regulação de Vagas Regional em Campinas, que visa otimizar os fluxos de transferências de pacientes para serviços de referência, no qual foram investidos R$ 838,6 mil para adequações estruturais do espaço. O núcleo funcionará 24h, 7 dias por semana, auxiliando na transferência de pacientes dos 42 municípios da região.

Com informações CBN Campinas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Unidades de Saúde de Indaiatuba realizam ações de …

Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio…