Campanhas serão reforçadas neste mês para conscientizar as mulheres da importância da prevenção e diagnóstico precoce para prevenir e controlar o câncer

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou diversas ações em homenagem a Campanha Outubro Rosa – Todos na Luta Contra o Câncer de Mama. Para o dia 27/10, às 8h30, será realizada a Caminhada Salto com a concentração no Calçadão da Praça XV de Novembro com a chegada prevista no Pavilhão das Artes, num percurso de cerca de 1,100km percorrendo a Avenida D. Pedro e Rua 9 de Julho.

Serão doadas 1000 camisetas rosas, basta trazer um quilo de alimento e fazer a troca. Os alimentos destinados a Casa de Belém e Funssol de Salto. Para as crianças que participarem do evento a animação contará com palhaço, distribuição de pipoca e algodão doce. São parceiros dessa caminhada: ONCO Itu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia, Mestieri Clínica e Primeira- Feira e Lojas Cem que patrocinou a confecção das camisetas.

A Secretaria também vai apresentar durante este mês, a instalação de filtros coloridos nos holofotes da Ponte Estaiada, no Monumento Santa, nos prédios municipais, Secretaria de Saúde e sede da Prefeitura. Toda decoração em alusão à campanha Outubro Rosa gentilmente cedida pela ONCO Itu.

Atendimentos na rede

A Secretaria de Saúde, atendeu no último quadrimestre 1019 mulheres para realização da mamografia. Houve registro de 186 faltas em agendamentos.
No mês de maio foram atendidos 267 agendamentos e registradas 34 faltas.
No mês de junho foram atendidos 237 agendamentos e registradas 62 faltas.
No mês de julho foram atendidos 213 agendamentos e registradas 87 faltas.
No mês de agosto foram atendidos 302 agendamentos e registradas 03 faltas.

Ações educativas nas Unidades de saúde de Salto

Nas unidades de saúde serão realizadas ações educativas com enfoque no diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama. Também será oferecido um café para as participantes.

“Prevenir é o caminho”. Destaque para o Mutirão de Papanicolau.

– Posto do Saúde Donalísio – 10/10 às 9h
– Clínica São Gabriel – 18/10 às 9h
– Clínica Cecap – 19/10 às 8h
– Centro de Saúde II – 19/10 às 8h
– Clínica Santa Cruz – 20/10 às 8h, Multirão de Coleta de Papanicolau
– Centro Integrado de Saúde da Mulher – 23/10 às 8h
– UBS Salto de São José – 24/10 às 13h
– Clínica Nações – dia 25/10 às 14h
– Clínica Saltense – 25/10 ás 13h
– Clínica Bela Vista – 25/10 às 8h

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos inicia Operação Fim de Ano com expectativa de 834 mil passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia hoje (14/12) a Operação Fim de Ano/Feliz 201…