Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro. Os agentes de prevenção do Projeto Funam (Futuro Nas Mãos) Alan, Kellen e Esther, realizaram palestras voltadas aos pais dos alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal “Maria Tonin”, no Jardim Panorama, destacando a importância e conscientizando no combate ao Narguilé e as drogas em geral.

A Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos à uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

Narguilé

Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

Segundo o coordenador do FUNAM, Alan de Souza, o Narguilé é mais prejudicial que o cigarro, portanto é preciso conscientizar, mostrar os efeitos negativos e estar atentos. “O trabalho preventivo é um tarefa árdua, precisamos transmitir a real mensagem e algumas situações intervir junto aos pais. Por isso acreditamos que é fundamental a interação da escola junto a família, é muito bom quando convidamos os pais ou responsáveis e há um número expressivo na participação. Afinal o futuro dos nossos jovens é algo precioso, e nós da equipe de prevenção da Secretaria de Segurança estamos atentos, trabalhando em diferentes áreas para que todos tenham ótimas oportunidades profissionais e fiquem distantes das drogas”, destacou Alan.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos inicia Operação Fim de Ano com expectativa de 834 mil passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia hoje (14/12) a Operação Fim de Ano/Feliz 201…