Com a recuperação da economia, consumidores mais animados a gastar e a segurança que o Rota 2030 trouxe para a indústria automotiva investir no Brasil, podemos esperar para 2019 um ano repleto de boas novidades em vários segmentos do mercado nacional. Se você pensa em comprar ou trocar de carro, o ano que vem parece ser uma época bem interessante, uma vez que em várias categorias teremos novidades relevantes.

No campo dos utilitários esportivos, segmento em franca ascensão no Brasil e no mundo, temos programado para 2019 a estreia tardia do Volkswagen T-Cross, modelo que finalmente vai posicionar a marca alemã entre os SUVs compactos. A espera, pelo menos levando em conta tudo aquilo que já sabemos sobre a novidade, deverá valer a pena já que a Volkswagen promete um conjunto mecânico e atributos construtivos que deverão fazer do T-Cross a nova referência na categoria. Vale a pena destacar também que, por volta da metade de 2019, o Honda HR-V voltará a contar com a versão Touring, que passará a contar com motorização 1.5 turbo.

O simpático Suzuki Jimny também vai começar a ser vendido em sua nova geração no Brasil a partir de 2019. Importado apenas na opção de carroceria Sierra, que é maior e oferece um pouco mais de espaço interno, o modelo terá até mesmo a opção de câmbio automático. O jipe, que tem grande vocação para o uso off-road e sistema de tração 4×4 com reduzida, também exibe uma melhora no nível de acabamento e equipamentos disponíveis. Entre os modelos de orientação off-road, também não podemos esquecer da chegada da nova geração do Jeep Wrangler ao mercado nacional em 2019.

Para quem deseja um SUVs bem maior, a Mitsubishi deverá lançar ainda nos primeiros meses de 2019 a nova geração do Pajero Sport, modelo que evoluiu consideravelmente e será um concorrente para Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Ainda nos SUVs com capacidade para 7 passageiros, a chinesa JAC Motors inicia, em fevereiro, a comercialização do T80 no Brasil e a Hyundai passa a oferecer a nova geração do Santa Fe por aqui. No universo das marcas premium, por sua vez, a Audi deverá iniciar as vendas do Q8 no Brasil já no próximo ano.

Partindo para os SUVs médios, a grande atração de 2019 fica para o CAOA Chery Tiggo 7, novidade que será montada na fábrica da marca em Anápolis (GO) e chega para disputar mercado com Jeep Compass e demais modelos na faixa de preço dos R$ 100.000.

Entre as picapes, vale a pena ficar de olho na estreia da Mercedes-Benz Classe X, primeiro modelo desse tipo produzido pela marca premium alemã e que deverá contar com uma boa aceitação aqui no Brasil. Também para 2019 deveremos ter aqui no Brasil o lançamento da Alaskan, picape irmã de projeto da Classe X e da geração mais recente da Nissan Frontier. A JAC também promete para os primeiros meses de 2019 o início das vendas de sua picape média com cabine dupla e motorização diesel.

No universo dos sedãs, vale a pena destacar o início das vendas em 2019 da nova geração do Volvo S60, concorrente de Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 que vale a pena a espera se você considera a compra de um modelo nessa categoria. Teremos também, para 2019, a estreia da nova geração do Hyundai Azera e do profundo facelift que o Hyundai Elantra recebeu para se manter vivo entre os sedãs médios aqui no Brasil. Na mesma categoria do Elantra, o Chevrolet Cruze também deverá estrear em 2019 um facelift mexendo apenas no visual e trazendo aprimoramentos no nível de equipamentos.

Já se sabe que a produção da nova geração do Toyota Corolla vai começar no fim de 2019 em Indaiatuba (SP), porém resta saber se a marca vai lançar o modelo nesse período ou ele chegará mesmo ao mercado somente em 2020. De qualquer forma, pela primeira vez teremos o Corolla com motorização híbrida no Brasil, que ainda será o primeiro carro no mundo com esse tipo de tecnologia capaz de aceitar etanol. Por toda a reputação que o Corolla conquistou aqui no Brasil e a notável evolução que recebeu na nova geração, certamente é um modelo que vale a pena aguardar se você cogita comprar um sedã médio. Talvez as versões com motores convencionais a combustão possam ser lançadas um pouco antes, ainda ao longo de 2019.

Entre os carros eletrificados (elétricos e híbridos) também podemos esperar o início das vendas, em 2019, dos modelos que vão pavimentar o caminho para uma difusão maior dessa tecnologia no Brasil. O Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf, dois modelos com propulsão puramente elétrica, chegarão ao mercado ainda no primeiro semestre de 2019 e se juntarão ao Renault Zoe como as alternativas de modelos elétricos oferecidos por grandes montadoras no país. O Volkswagen Golf GTE híbrido, por sua vez, é outro modelo eletrificado que deverá ser comercializado no Brasil a partir de 2019. A JAC Motors também prometeu para 2019 a estreia do carro elétrico mais barato do Brasil, o JAC E40, que deverá chegar ao Brasil por R$ 129.990.

Falando um pouco de modelos que receberão novas versões em 2019, vale a pena ficar de olho no VW Polo GTS e no Virtus GTS, com contarão com o motor 1.4 TSI sob o capô e prometem entregar uma boa dose de esportividade a um valor acessível. A Toyota também lança no início de 2019 o Yaris X-Way, versão aventureira do hatch, bem como a Hilux GR-S, opção com visual mais esportivo para a picape média.

Novidades importantes entre os compactos

O ano de 2019 promete ser agitado em especial por uma renovação em modelos muito importantes hoje no mercado devido ao volume de vendas considerável alcançado por eles.

Da parte da GM, é muito provável que em 2019 a marca coloque no mercado as novas gerações do Chevrolet Onix e, também no mesmo ano mas alguns meses depois, o também completamente renovado Chevrolet Prisma. Vale a pena destacar que o Onix hoje é o carro mais vendido do Brasil e o Prisma figura como o sedã mais emplacado no país, sendo que nos dois casos a versão de entrada Joy, ainda com o visual “pré-facelift” da dupla responde por boa parte das vendas.

Completando um ciclo de 7 anos no ano que vem, é natural que a dupla Onix e Prisma passe por uma renovação profunda para manter a competitividade que caracteriza os dois produtos. Ambos deverão contar com evoluções importantes, como a adoção de um novo motor 1.0 com 3 cilindros e turbo nas versões mais caras. Pelo que já sabemos por algumas informações que vazaram na China, o Prisma deverá ganhar dimensões mais generosas no comprimento e no entre-eixos para oferecer mais espaço interno e de destacar entre concorrentes como o Volkswagen Virtus.

Certamente o lançamentos dos novos Onix e Prisma deverá ser o ponto alto de 2019 pelo menos para o calendário automotivo.

Outro modelo de grande sucesso no Brasil, no caso o Hyundai HB20, também deverá ser amplamente atualizado no ano que vem. O modelo deverá manter a plataforma da geração atual, porém terá o design completamente revisto e também podemos esperar uma ampla atualização da parte interna do hatch e do sedã.

Ainda falando de modelos de grande volume, a dupla Renault Logan e Renault Sandero finalmente vai estrear no Brasil as mesmas melhorias de estilo e acabamento que recebeu na Europa. A Renault promoveu um sensível ganho em termos de qualidade de acabamento e design dos modelos, preservando a característica primordial da dupla que oferecer mais espaço interno e porta-malas que grande parte dos concorrentes de porte semelhante. Focados em uma compra racional, o Logan e o Sandero renovados deverão manter o preço competitivo.

Uma olhadinha em 2020

Com uma indústria cada vez mais dinâmica, já podemos esperar para 2020 algumas novidades tão interessantes quanto tudo o que apresentamos até o momento. Dentro de dois anos, veremos a estreia no mercado Brasil da Volkswagen Tarok, mais uma rival para a Fiat Toro. Ainda na montadora alemã, podemos esperar o lançamento do Tharu, SUV médio desenvolvido ao gosto dos países emergentes e que promete ser um forte concorrente para o Jeep Compass. Por parte da Renault, também poderemos aguardar como novidades o Duster re-estilizado e a estreia do Arkana por aqui, modelo que deverá ser o primeiro “SUV-cupê” com preço mais acessível.  

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima semana

Notícias Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima s…