No primeiro dia teve apresentação de Sarau com lançamento de livro dos jovens dos Cras e Creas e no dia seguinte palestras com temas relacionados a criança e adolescentes

A Prefeitura de Salto por meio da Secretaria de Ação Social realizou na última semana, a XI Conferência da Criança e do Adolescente. O evento também promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) contou com a participação de 350 jovens, que participam de projetos desenvolvidos pelas organizações sociais do município, bem como dos Cras e Creas da Secretaria da Ação Social e Cidadania.

Os temas centrais escolhidos para as palestras nos dois dias do evento foram: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Os eixos temáticos incluíram: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

No primeiro dia aconteceu o Sarau com o lançamento do Livro de Poesias, resultado de oito oficinas com o rapper Renan “Inquérito”. Os jovens envolvidos no projeto trabalharam o tema “Sonhos”. Foram declamados os poemas expostos em murais as atividades desenvolvidas nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

No dia seguinte aconteceu a conferência convencional com a presença de um público formado pelas organizações sociais do município que trabalham com crianças e adolescentes, as escolas, Creas, Cras, e a sociedade geral.

As apresentações artísticas e esportivas abrilhantaram o evento que contou com a presença do Prefeito Geraldo Garcia. “É muito importante esse direcionamento para os jovens. Foi um evento surpreendente e essa forma de expressão é muito rica. ” O cantor Júlio Paris e o atleta Diego Batista encerraram a Conferência apresentando suas experiências e talentos, motivando todo o público presente. A palestra da Dra. Laura Passaura finalizou o evento com a participação de integrantes e alunos da Casa da Criança, Instituto Zoom, Projeto Guri, Guardinha, Casa de Belém, Cáritas, Adefis, Aspas, IFSP e Ceunsp / Cruzeiro do Sul.

Informações sobre o CMDCA 2018

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no Município de Salto.
Entre outras funções é responsável pelo registro das Organizações Sociais (OSC) que atendem as crianças e adolescentes, acompanha o Conselho Tutelar e controla o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O Conselho é composto por membros titulares e suplentes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público. Neste ano de 2018, uma grande novidade, houve nova eleição e pela primeira vez a presidência ficou a cargo da Sociedade Civil.

Confira as fotos – https://www.flickr.com/photos/saltoprefeitura/albums/72157702689745784

Artigos relacionados
Carregar mais por redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Conirp faz análise do manancial na região da futura barragem do Rio Piraí

Notícias Conirp faz análise do manancial na região da futura barragem do Rio Piraí Publica…