No primeiro dia teve apresentação de Sarau com lançamento de livro dos jovens dos Cras e Creas e no dia seguinte palestras com temas relacionados a criança e adolescentes

A Prefeitura de Salto por meio da Secretaria de Ação Social realizou na última semana, a XI Conferência da Criança e do Adolescente. O evento também promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) contou com a participação de 350 jovens, que participam de projetos desenvolvidos pelas organizações sociais do município, bem como dos Cras e Creas da Secretaria da Ação Social e Cidadania.

Os temas centrais escolhidos para as palestras nos dois dias do evento foram: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Os eixos temáticos incluíram: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

No primeiro dia aconteceu o Sarau com o lançamento do Livro de Poesias, resultado de oito oficinas com o rapper Renan “Inquérito”. Os jovens envolvidos no projeto trabalharam o tema “Sonhos”. Foram declamados os poemas expostos em murais as atividades desenvolvidas nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

No dia seguinte aconteceu a conferência convencional com a presença de um público formado pelas organizações sociais do município que trabalham com crianças e adolescentes, as escolas, Creas, Cras, e a sociedade geral.

As apresentações artísticas e esportivas abrilhantaram o evento que contou com a presença do Prefeito Geraldo Garcia. “É muito importante esse direcionamento para os jovens. Foi um evento surpreendente e essa forma de expressão é muito rica. ” O cantor Júlio Paris e o atleta Diego Batista encerraram a Conferência apresentando suas experiências e talentos, motivando todo o público presente. A palestra da Dra. Laura Passaura finalizou o evento com a participação de integrantes e alunos da Casa da Criança, Instituto Zoom, Projeto Guri, Guardinha, Casa de Belém, Cáritas, Adefis, Aspas, IFSP e Ceunsp / Cruzeiro do Sul.

Informações sobre o CMDCA 2018

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no Município de Salto.
Entre outras funções é responsável pelo registro das Organizações Sociais (OSC) que atendem as crianças e adolescentes, acompanha o Conselho Tutelar e controla o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O Conselho é composto por membros titulares e suplentes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público. Neste ano de 2018, uma grande novidade, houve nova eleição e pela primeira vez a presidência ficou a cargo da Sociedade Civil.

Confira as fotos – https://www.flickr.com/photos/saltoprefeitura/albums/72157702689745784

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Uma aposta faturou R$ 37,9 milhões na Mega Sena Concurso 2118 …

O resultado da Mega Sena Concurso 2118 desta quarta, 23 de janeiro (23/01), foi divulgado …