Foto: Sabina Fuhr

Você ama galeto al primo canto? Saiba um pouco da história desta receita tão popular no Rio Grande do Sul.
A maioria dos imigrantes italianos que chegaram no Brasil a partir dos anos 1870 veio da região norte da Itália, principalmente do Vêneto e da Lombardia.

Como para eles foram destinados lotes pequenos , de cerca de 25 hectares, conseguiam plantar apenas produtos para a subsistência, como o milho, o trigo e as videiras. Para completar a alimentação, precisavam de proteína animal. Como não tinham onde criá-los, a solução encontrada foi caçar passarinho.

Eles eram assados na brasa e servidos com polenta. Essa foi a origem de outro ícone da cozinha da Serra Gaúcha: o galeto AL primo canto. Também chamado de galeto italiano, é o frango abatido “ao primeiro canto”, entre 25 e 30 dias de vida, normalmente temperado com vinho branco, sálvia e sal, antes de ser assado no carvão. Também pode ser preparado no espeto.

Ingredientes

  • 6 galeto de cerca de 3 kg
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 2 cebolas médias picadas
  • 2 colheres (sopa) de sálvia picada
  • 2 colheres (sopa) de manjerona picada
  • Noz-moscada a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. De véspera, limpe bem os galetos, corte-os ao meio e coloque-os em uma tigela. Tempere com o vinho, a cebola, a sálvia, a salsa, a manjerona, a noz-moscada, a pimenta e o sal. Cubra-o com papel-alumínio e deixe na geladeira, para tomar gosto.
  2. No dia seguinte, aqueça uma grelha e coloque os pedaços para assar, até a carne ficar macia e úmida por dentro e crocante por fora. Para evitar que a carne resseque, pincele-a com o restante do tempero.
  3. Outra opção é colocá-lo no espeto e assá-lo na churrasqueira.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Sopa de cebola com toque de café

Uma ótima opção para quem gosta de uma comidinha leve, mas não abre mão do sabor. Confira …