Um bolo tradicional é feito de ingredientes básicos, como farinha de trigo, açúcar, manteiga e fermento. Outro ingrediente muito comum é o ovo: alguns bolos são feitos com ovos inteiros, outros somente com as gemas e outros com claras em neve. Mas você sabe qual é a função do ovo no bolo? Saiba mais sobre a química do bolo!

Confira qual é a função do ovo no bolo

Confira qual é a função do ovo no bolo

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Qual é a função do ovo no bolo

A principal função do ovo no bolo é dar estrutura, firmeza à massa: é ele o responsável por misturar ingredientes, dar liga. Mas por que isso acontece? O ovo tem lecitina, que funciona como emulsificante natural.

Além disso, os ovos também servem para dar leveza à massa: as claras em neve fornecem ar à massa, deixando seu bolo macio e fofinho.

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Mas como substituir o ovo no bolo?

Se por algum motivo você não come ovo e quer fazer um bolo, não se preocupe: é possível substituir o ovo na receita por alguns outros ingredientes. Os substitutos mais usados por veganos costumam ser 1 colher (sopa) de linhaça de molho 3 colheres (sopa) de água por 20 minutos: isso equivale a um ovo na receita. Não tem chia em casa? Tente colocar 1/2 xícara de banana amassada para substituir 1 ovo na receita de bolo.

No TudoGostoso, você encontra muitas receitas de bolos! Tem para todos os gostos: bolo de cenoura, bolo de gelado, bolo de fubá cremoso, bolo de chocolate de liquidificador, bolo prestígio, bolo de aipim com coco e muitos outras receitas deliciosas!

TudoGostoso

compartilhe

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Torneio de Verão de Ciclismo tem novos líderes após penúltima etapa

A terceira e penúltima etapa do 33º Torneio de Verão de Ciclismo foi a atração deste sábad…