(Crédito: Divulgação)

A Campanha Segunda sem Carne vem ganhando espaço na rotina dos brasileiros. A ação teve início nos EUA, com o ex-Beatles, Paul McCartney como porta-voz , e ganhou o mundo. No Brasil, artistas como, Marisa Monte, Yasmim Brunet e Murilo Rosa já se declararam apoiadores da campanha que tem como objetivo incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne por pelo menos uma vez na semana. Apesar de ser apenas uma vez na semana, nem sempre é fácil aderir. Um dos principais motivos é não saber qual prato fazer como alternativa à carne.

Que tal uma batata-doce recheada com creme de milho para o almoço e um sanduíche de shimeji para o lanche da tarde? Confira as receitas selecionadas por Julia Gomes, que é jornalista certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet, em Nova York.

Batata-doce recheada com creme de milho, grão-de-bico e semente de abóbora torrada

(Crédito: Divulgação)

2 batatas-doces
1 xícara de milho cozido
1 xícara de leite vegetal de sua preferência (ver p. 16)
½ xícara de azeite
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
Sal a gosto
1 xícara de grão-de-bico cozido (ver dicas para
cozinhar feijão na p. 15)
Semente de abóbora a gosto
Manjericão fresco (só as folhas) a gosto

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque as batatas-doces inteiras em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno e asse por cerca de 45 minutos. Cheque para ver se já estão cozidas e macias por dentro; se precisar, asse por mais 10 minutos. Enquanto isso, prepare os outros elementos do prato. Em um processador, bata o milho cozido com o leite vegetal, 5 colheres (sopa) de azeite, o açafrão em pó, a páprica, a pimenta-do-reino e sal até obter um creme rústico, com alguns pedaços de milho. Reserve.

Em uma frigideira em fogo médio, aqueça o restante do azeite e frite o grão-de-bico até ficar douradinho. Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira em fogo alto, toste as sementes de abóbora por apenas 2 minutos, mexendo sempre. Reserve. Retire as batatas do forno e mantenha-o ligado. Faça um corte nas batatas no sentido do comprimento, sem separar as duas metades. Aperte-as levemente para criar espaço para o recheio. Disponha o creme de milho, finalizando por cima com o grão-de-bico, as sementes de abóbora e as folhas de manjericão fresco.

Leve as batatas de volta ao forno para assar por cerca de 10 minutos e depois sirva imediatamente, ainda quente. Se você for alérgico a amendoim ou oleaginosas, use leite de arroz ou de aveia nesta receitas.

Sanduíche de shimeji, rúcula, pimentão vermelho grelhado e queijo de abóbora

(Crédito: Divulgação)

3 colheres (sopa) de azeite
200 g de shimeji
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de fumaça líquida
Sal a gosto
Cebolinha picada a gosto
1 pimentão vermelho cortado em fatias finas
3 pães bola ou franceses pequenos
1 xícara de queijo de abóbora
1 maço de rúcula

Modo de preparo:
 Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue o shimeji. Quando começar a murchar, adicione a páprica e a fumaça líquida e tempere com sal. Mexa até que o shimeji murche totalmente e a água seque. Desligue, junte a cebolinha e misture.

Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira, distribua o pimentão e grelhe até que fique macio e com algumas

partes queimadas. Reserve. Corte os pães ao meio. Em uma das
metades, espalhe o queijo de abóbora. Cubra com o pimentão grelhado, o shimeji e, por fim, a rúcula. Sirva imediatamente.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima semana

Notícias Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima s…