Foto: Divulgação

Torta de goiaba com guaraná em pó é a sobremesa ideal para uma alimentação saudável

Levar uma vida mais saudável nem sempre é tarefa fácil. Resistir à sobremesa, por exemplo, é um exercício diário, mas nem sempre necessário. Para provar que alimentação saudável não se resume apenas a dietas à base de salada, a chef e nutricionista Bruna Pavão criou a receita de torta de goiaba com guaraná em pó.

Além de açúcar mascavo e castanha do pará, a receita traz um ingrediente capaz de dar sabor e, principalmente, fornecer inúmeros benefícios à saúde: o guaraná em pó. Originária da Amazônia, a fruta guaraná é rica em antioxidantes, que limpam o organismo, e anti-inflamatórios, que são muito importantes para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.

Se você quer inovar na sobremesa, mas manter a dieta, saiba como preparar a torta de goiaba com guaraná em pó:

Ingredientes
Massa
meia xícara (chá) de castanha do Pará triturada
meia xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de guaraná em pó
5 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Água para dar o ponto da massa

Recheio
5 goiabas vermelhas e maduras
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão

Massa
Em um processador, triture a castanha com o açúcar mascavo e o guaraná em pó. Transfira para um recipiente e misture com a manteiga, o sal e a farinha. Adicione aos poucos a água até obter uma massa homogênea e lisa. Cubra com filme plástico e reserve 15 minutos na geladeira. Em uma bancada limpa, polvilhe um pouco de farinha de trigo e abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira para uma assadeira redonda (21 cm de diâmetro). Faça furinhos com um garfo e coloque um papel alumínio com grãos de feijão cru para fazer peso sobre a massa, evitando que a massa levante durante o processo de assar no forno. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, descarte o papel alumínio com os grãos de feijão e reserve a torta para a montagem.

Recheio
Lave bem as goiabas e corte as ao meio. Coloque em um liquidificador e bata com a água, o mel e o limão. Passe por uma peneira para retirar os caroços. Leve para uma panela e aqueça até ferver ou apurar. Retire da panela, espere amornar e distribua na massa reservada. Leve a torta para a geladeira por cerca de 2 horas. Sirva em seguida.

Rendimento: cerca de 15 fatias

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima semana

Notícias Inscrições para oficinas culturais no Cras do Campo Bonito acontecem na próxima s…