Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Mais de 290 mil eleitores ainda não cadastraram a biometria na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEMMais de 290 mil eleitores ainda não cadastraram a biometria na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

Mais de 290 mil eleitores ainda não cadastraram a biometria na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

O cadastro da biometria é obrigatório em 12 cidades da região de Sorocaba (SP) para a próxima eleição, mas a procura tem sido baixa. Em um mês, apenas oito mil eleitores fizeram o registro das digitais. A recomendação é não deixar para a última hora.

Segundo um balanço da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo, 47% dos eleitores fizeram a biometria. São esperados 33 milhões de cadastros.

Em São Roque (SP) mais da metade dos eleitores ainda não fez o cadastro das digitais. A procura tem sido baixa e quem quiser evitar filas mais adiante tem que agilizar.

“Viemos hoje até antes do horário e conseguimos, foi rapidinho. Na última hora, como todo brasileiro, vai demorar, vai ter uma fila enorme”, conta o técnico em eletrônica José Carlos Gimenes.

Para fazer o cadastro das digitais, o eleitor precisa agendar o atendimento: pela internet ou pessoalmente no cartório eleitoral e no posto de atendimento da cidade. Depois é só comparecer no dia agendado com os documentos necessários.

“Vocês compareçam no dia agendado com comprovante de residência, RG e CPF se tiver e, quando for um menino que for fazer o primeiro título e tiver mais que 18 anos, é necessário também o certificado de alistamento militar”, explica a chefe de cartório Maria Esmeralda Hengler.

Em um mês apenas 8 mil eleitores cadastraram a biometria na região de Sorocaba

Em um mês apenas 8 mil eleitores cadastraram a biometria na região de Sorocaba

O prazo vai até o dia 19 de dezembro. Quem não fizer o cadastro das digitais até lá não vai conseguir votar na próxima eleição e terá o titulo de eleitor cancelado.

As cidades onde a biometria passa a ser obrigatória são: Alumínio, Araçariguama, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Iperó, Itatiba, Jarinu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto e São Roque (SP).

Nos 12 municípios são mais de 290 mil eleitores que ainda precisam fazer a biometria. Capela do Alto tem o pior índice de cadastrados: 78,3% dos eleitores não têm biometria. Salto também tem um número baixo de cadastrados: 69,2% dos eleitores ainda não fizeram o registro das digitais.

“Foi facinho, ele só pega a biometria lá, passa nos seus dedos, aí já era, é simples. Se deixar para a última hora, aí a coisa fica feia”, comenta o estudante Renan dos Santos.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Marco Patuano, CEO da holding da Benetton, está de saída

23 de maio de 2019 A Edizione, a holding financeira da família Benetton que controla nomea…