Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Manter a carteira de vacinação em dia é essencial para evitar a meningite em crianças

Manter a carteira de vacinação em dia é essencial para evitar a meningite em crianças

A meningite é uma doença perigosa e que pode matar em poucas horas. Nos casos mais graves, a cada 10 pessoas com a doença, sete não resistem às complicações. Em alguns consultórios, a procura pela vacina triplicou. Na rede pública de saúde, três mil doses já foram aplicadas.

Em uma clínica particular em Sorocaba (SP), o aumento na procura pelas vacinas contra a meningite foi de 80% nos últimos 15 dias.

“As pessoas têm procurado de todas as formas, por telefone, pessoalmente, por WhatsApp, enfim, a procura aumentou bastante”, conta a diretora da clínica, Natália Mellone.

Até os adultos estão se protegendo. Vacinar-se foi o primeiro compromisso do advogado Cyro Alexandre Freitas antes do trabalho.

“Desde pequeno meus pais me conscientizaram nesse sentido, então eu tenho a minha carteira de vacinação repleta de vacinas e eu vim tomar mesmo por caráter preventivo”, comenta.

A demanda pelas vacinas contra as meningites ACWY e do tipo B triplicou.

“Não existe surto nem epidemia, a doença sempre existiu, o que acontece agora é um maior número de casos. As pessoas tendem a se abalar, a se desesperar mediante aos fatos, ao invés de manter a carteirinha em ordem, que é possível a partir dos dois meses de vida”, esclarece a enfermeira Patrícia Ruiz.

Procura pela vacina contra a meningite cresce 80% em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEMProcura pela vacina contra a meningite cresce 80% em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

Procura pela vacina contra a meningite cresce 80% em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

Em Sorocaba, três mil doses da vacina foram aplicadas na rede pública de saúde neste ano e duas pessoas morreram vítimas da meningite. Em fevereiro, um homem de 55 anos e, no dia 10 deste mês, um bebê de sete meses.

O Ministério da Saúde diz que todas as faixas etárias podem pegar a doença, mas crianças menores de 5 anos correm um risco maior, principalmente os meninos.

“Ela é transmitida através de gotículas, de plugues, de tosse, de saliva e que precisam ter um contato mais próximo e por tempo maior, por isso que dentro de casa, crianças dentro de sala de aula que convivem por um tempo maior ocorre o maior contágio”, esclarece o pediatra Fábio Bozetti.

Os sintomas são febre alta, vômito, dor de cabeça e fraqueza. Se durar mais de 24 horas, o médico deve ser procurado. O pediatra alerta para a prevenção.

No calendário nacional do Ministério da Saúde, a vacina contra a meningite do tipo C está disponível para crianças a partir dos três meses de vida, que é a primeira dose.

Aos cinco meses, vem a segunda dose e, quando completam 1 ano, as crianças fazem a dose de reforço. Para os adolescentes entre 10 e 19 anos, é possível tomar uma dose única.

Incidência na região

Sorocaba registrou 11 casos de meningite neste ano. Nove foram de origem viral, que é o tipo menos grave. Também teve paciente que contraiu a meningite provocada por fungo e um caso da doença bacteriana, a forma que mais provoca mortes.

Em Itu (SP), 35 pessoas tiveram meningite em 2018. Neste ano são quatro casos. Votorantim (SP) não tem registros em 2019, mas no ano passado foram cinco e ninguém morreu.

Em Iperó (SP), dois casos foram diagnosticados na cidade em 2019. No ano passado foram 10. Ainda em 2018, 26 pessoas tiveram a doença em Salto (SP). Até agora, um caso.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Vaga(s) de emprego para Docente – Curso Direito – v1893678

ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES – Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo o Pl…