Os cachorros podem ser muito mais inteligentes do que a maioria dos humanos pensam. Isso porque os bichinhos podem ter talento para algo bem inesperado: a matemática. Sim, os cães podem fazer contas. Pesquisadores da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, descobriram que os peludos usam a mesma parte do cérebro, semelhante a dos humanos, para fazer cálculos.

As contas que podem ser feitas pelos pets são com números básicos. Os pesquisadores fizeram nos cães um exame de ressonância magnética enquanto os animais  realizavam alguns testes e escolhas sem treinamento prévio. Os resultados eram avaliados durante o estudo.

Ao todo, 11 cachorros adultos das mais diferentes raças participaram. Entre eles Pearl, um golden retriever; Daisy, uma pitbull mestiça; e Caylin, um border collie.

Ao entrarem em uma máquina, eles enxergavam pontos de luz que oscilavam em número e tamanho. As informações se modificavam velozmente, a cada 300 milissegundos. Enquanto isso os pesquisadores conseguiram avaliar, diretamente da fonte, como os cérebros caninos reagiam.

Foram os lobos parietal e temporal do córtex cerebral dos cachorros que reagiram as diferenças matemáticas. Assim, a atividade neural era superior quando se aumentava as proporções apresentadas. Por exemplo, três pontos mínimos e dez pontos grandes faziam o cérebro trabalhar mais do que uma série de quatro pontos minúsculos e quatro grandes.

Essas questões demonstram que os cães utilizam as áreas do cérebro parecidas com as dos seres humanos com o intuito de realizar contas simples. E eles não necessitam de qualquer instrução ou recompensa para isso. Basta ocorrer de modo espontâneo. É como se fossem, com relação a matemática, uma criança ou outro primata.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

Brasil tem 92 mortes por coronavírus; número de casos vai a 3.417

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil subiu para 92 nesta sexta-feira (27), s…