LEIA TAMBÉM

O peso dos influenciadores digitais no mundo atual

No dicionário, ao procurar o verbete “influenciar”, temos a seguinte definição: “exercer uma ação psicológica, uma ascendência sobre (alguém ou algo) ou deixar subjugar-se por esta ação”. Certamente, a palavra pode significar bem mais do que isso, mas essa é sua essência.

E influenciar nunca esteve tanto em voga do que no mundo atual. Afinal, todo mundo vive conectado através de smartphones, tablets e computadores pessoais. E, muitas vezes, passam horas nas redes sociais.

Foi nesse ambiente onde se proliferaram os influenciadores digitais. Aliás, hoje em dia, diversos digital influencers possuem status semelhantes ao de grandes celebridades da TV ou do show business.

Desse modo, essas figuras são capazes de impactar na venda de produtos e nos hábitos de consumo do público. Ou seja, o que esses influenciadores falam tem um peso bem maior. E seus seguidores vão querer usar aquele batom, aquela roupa ou aquele gadget de última geração.

Aliás, a Betway, site de roleta online, resolveu fazer um levantamento bem curioso para mostrar mais desse fenômeno, com números impressionantes: um deles é que os influenciadores impulsionaram 670% as compras da Black Friday. 

Isso dá uma ideia do tamanho do poder dos influenciadores digitais no mundo moderno. E vale destacar que pessoas famosas exercendo esse tipo de influência não é algo novo e sim uma atualização que James Dean, Xuxa e até o personagem James Bond já faziam décadas atrás.

Se ele usa, eu também quero

Ser digital influencer hoje é muito mais do que um hobby. É, claramente, uma profissão de grande importância, por mais que ainda haja uma resistência por parte de várias pessoas ao admitir isso. Felipe Neto, Manu Gavassi e Whindersson Nunes são alguns dos nomes que as pessoas confiam para apresentar produtos. E como 71% das pessoas seguem pelo menos um influenciador, está criado um mercado. 

Utilizar as redes sociais para atingir um público específico e moldar seus hábitos de consumo é uma verdadeira bomba. Uma mina de ouro para empresas sedentas em fazer com que seus itens sejam um sucesso.

Aproveitando esta maré, influenciadores de nicho se dirigem diretamente aos seus seguidores. E conseguem promover produtos como smartphones, games, itens de beleza pessoal e higiene, e muito mais. Em resumo: as possibilidades de aumentar vendas e influenciar são quase ilimitadas.

Muitos influencers também dão dicas de serviços, passeios, viagens e o que mais você puder imaginar.

É nessa onda que as pessoas dão um peso maior para a palavra do seu ídolo digital. Ou seja, aquela pessoa que está no canal que você segue. Seja ele sobre tecnologia, um canal de cultura nerd ou até mesmo uma influenciadora de moda, por exemplo.

No conteúdo especial da Betway, a empresa cita nomes famosos como Camila Coutinho e Gabriela Pugliesi, Rezendeevil, Bruna Tavares, Gaules e muito mais.

E há os três influenciadores mais confiáveis de maneira geral: Whindersson Nunes, Felipe Neto e Carlinhos Maia.

Nesse cenário de tantos nomes, há até espaço para Manu Gavassi, cantora pop que tirou proveito do reality show Big Brother Brasil para aumentar sua popularidade nas redes.

Aliás, foi na mesma edição de 2020 que outra grande influencer conseguiu utilizar o programa como trampolim.

Tirando proveito de um reality show para lucrar

Bianca Andrade, a ‘Boca Rosa’, pode até ter tido uma passagem meteórica pelo BBB 20. Mas seu impacto nos bolsos da influencer foi impressionante.

Ela soube muito bem utilizar sua exposição no reality show para divulgar sua marca de produtos de beleza. E tal exposição na TV fez com que Bianca conseguisse triplicar as vendas dos produtos assinados por ela.

Ou seja, esse foi o confinamento em uma casa mais produtivo que podia haver para uma pessoa que não ficou por lá muito tempo. Então, já que ela não conseguiu vencer o programa, pelo menos fez o que se espera de uma influenciadora digital de primeira.

E, após sua eliminação da casa mais vigiada do Brasil, ‘Boca Rosa’ seguiu colhendo frutos do aumento da comercialização dos itens de sua marca.

Tal exemplo é apenas um do impacto dos digital influencers nos dias de hoje. Mas é um modelo perfeito para darmos uma ideia próxima do quanto as pessoas podem ser influenciadas se houver um misto de carisma e exposição.

Fonte: Pixabay

Com informações de Publicitários Criativos

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

‘Já estamos planejando uma intervenção na Via Bahia’, diz ministro

Aviso de Privacidade Sua privacidade é de grande importância para a equipe do Bahia.ba! No…