O Significado das cores na Publicidade

Na publicidade cada detalhe impacta o consumidor de alguma forma, informando ou estimulando uma ação. As cores tem um papel fundamental nisso podendo promover a atração da marca, confiabilidade, reconhecimento e diferenciação no mercado.

LEIA TAMBÉM

De acordo com um infográfico desenvolvido pela QuickSprout, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator que contribui para a decisão final de compra e, 85% credita a compra de determinado produto devido a sua cor. Portanto, uma escolha errada da cor pode alterar os resultados obtidos.

Além disso, a cor possui dois sistemas de composição básicos, o RGB (Vermelho, Verde e Azul) e o CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). O RGB é utilizado em objetos que emitem luz para projetar uma imagem, por exemplo, monitores de computador, televisão, sites, cinema e etc. Já o CMYK é geralmente utilizado na indústria gráfica para materiais impressos.

As cores constituem estímulos psicológicos para a sensibilidade humana, podendo influenciar o indivíduo a gostar ou não de algo, para negar ou afirmar, nos deixar alegres, tristes, com raiva, calmos, aguçar o nosso apetite, etc.

Apesar de não ser uma regra geral, na maioria das vezes acaba funcionando, confira abaixo uma lista com algumas cores e seus significados dentro da publicidade:

Vermelho

O vermelho é considerada uma cor quente, por isso é associada à energia, perigo, força, poder, determinação, paixão, ação, desejo e o amor.

Por ser uma cor emocionalmente intensa, estudos já comprovaram que após as pessoas serem expostas a cor vermelha é comum o aumento da taxa de respiração e pressão arterial.

Além disso, é uma cor considerada de alta visibilidade, por isso é muito utilizada em placas de sinalização.

O Vermelho geralmente é utilizado para destacar textos e imagens, utilizada como uma cor de destaque para estimular as pessoas a tomar decisões rápidas; é a cor perfeita para colocar em botões de ‘comprar’ ‘clique aqui’.

A cor vermelha também é utilizada para estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes.

Azul

O azul é a cor frequentemente associada com profundidade e estabilidade. Ele simboliza confiança, lealdade, sabedoria, confiança, inteligência, fé e verdade.

O azul é considerado um calmante para o corpo e a mente, sendo fortemente associado com tranquilidade e serenidade.

A cor azul geralmente é utilizada para promover produtos e serviços relacionados à limpeza, ar e céu (companhias aéreas, aeroportos, sistemas de ar condicionado), água e mar (viagens marítimas, água mineral).

Sempre que possível, evite o uso de azul ao promover alimentos, porque o azul suprime o apetite. Por ser uma cor considerada “séria” é muito utilizada no mundo corporativo.

Verde

O Verde é a cor que representa a natureza. Ele simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor, e a fertilidade. O Verde tem forte correspondência emocional com segurança.

É a cor mais repousante para o olho humano; ele pode melhorar a visão. Além de sugerir estabilidade e resistência. O verde, em oposição ao vermelho, significa segurança e liberdade.

O verde é usado para indicar segurança. Está diretamente relacionado com a natureza, de modo que você pode ser usado para promover os produtos ecológicos.

Amarelo

Amarelo é a cor da luz, associada a alegria, felicidade, inteligência e energia.

O Amarelo produz um efeito de aquecimento, desperta alegria, estimula a atividade mental, frequentemente associado com alimentos. Além de ser um chamariz, o amarelo é visto antes de outras cores quando colocado contra fundos pretos.

Muito amarelo pode causar ansiedade, nervosismo, apreensão, agitação e confronto particularmente em pessoas que já estão estressados​​. Pode motivar as pessoas a se tornar excessivamente críticas.

O amarelo é uma cor quente e feliz que cria uma sensação de alegria e diversão. Psicologicamente, é otimista, edificante e esclarecedor, iluminando o espírito das pessoas. Ele pode ser usado para evocar sentimentos agradáveis, alegres. Você pode escolher amarelo para promover produtos e itens relacionados ao lazer das crianças. Amarelo é muito eficaz para atrair a atenção, para usá-lo para destacar os elementos mais importantes do projeto.

O amarelo é uma cor instável e espontânea, por isso evite usar amarelo se você quiser sugerir estabilidade e segurança. Luz amarela tende a desaparecer em fundo branco, por isso geralmente precisa de uma cor escura para realçá-lo.

Laranja

Laranja combina a energia do vermelho e a felicidade do amarelo. O laranja representa o entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo.

Para o olho humano, o laranja é uma cor muito quente, por isso dá a sensação de calor. No entanto, laranja não é tão agressivo como o vermelho. É uma cor ótima para usar durante tempos econômicos difíceis.

Como é uma cor citrina, laranja está associada a uma alimentação saudável e estimula o apetite. Muitos restaurantes usam versões pastel de laranja, como damasco ou pêssego ou versões mais profundas, como terracota, para a sua decoração como eles são mais sutis do que vermelho, mas ainda aumentar o apetite e promover o diálogo e interação social, que por sua vez incentiva os clientes a ter um bom tempo e para comer e beber mais.

O Laranja é muito eficaz para a promoção de produtos alimentares e brinquedos.

Cinza

O Cinza é uma cor conservadora que significa neutralidade, indiferença e reservada, muitas vezes é considerada uma cor sem emoção e imparcial.

Fisiologicamente, o cinza pode drenar sua energia, ser deprimente ou edificante, dependendo da quantidade de leveza e da quantidade do branco que compõe o cinza.

O Cinza serve como uma boa base para outras cores, pois não atrai a atenção para si, permitindo que as outras cores tenham mais destaque.

Rosa

Psicologicamente o rosa está associada com a compaixão, carinho, amor e romance. ë considerada uma cor bem feminina e juvenil em seus tons mais claros e com mais paixão e energia em seus tons mais escuros.

O Rosa é inspirador, quente e reconfortante, o que sugere a esperança para o futuro, acalma e tranquiliza as energias emocionais, aliviando sentimentos de raiva, agressividade, ressentimento, abandono e negligência.

Combinando-se o rosa com outras cores mais escuras, como azul escuro, verde escuro, preto ou cinza, adiciona força e sofisticação para rosa. Esta é uma cor geralmente usada em empresas relacionadas com o mercado  feminino, tanto adulto como infantil, tais como cosméticos, moda, beleza, brinquedos, bonecas e etc.

Preto

O preto é associado com o poder, elegância, formalidade, morte, mal, e mistério. Além de ser uma cor misteriosa associada ao medo e ao desconhecido.

O uso excessivo do preto pode causar depressão e alterações de humor e criar um ambiente negativo. Combinado com o branco apenas, ele pode criar uma atmosfera argumentativa. O melhor é usar um pouco de cor com o preto para clarear e iluminar a sua campanha.

Branco

O branco é uma cor associada à luz, bondade, inocência, pureza e virgindade. Ele é considerado como sendo a cor da perfeição.

Ao contrário do preto, o branco normalmente tem uma conotação positiva. Fisiologicamente falando, o branco é calmante, pois cria simplicidade, organização e eficiência.

Na publicidade, o branco é associado com frieza e limpeza, pois é a cor da neve. Você pode usar o branco para sugerir a simplicidade em produtos de alta tecnologia.

Com informações de Publicitários Criativos

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos e Rodoviária de Campinas estimam fluxo de 193 mil passageiros no feriado de Finados

O Terminal Rodoviário de Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos estimam a …