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A Jornada de Transição - Toyota e Sindicato Selam Acordo para Funcionários de Indaiatuba A Jornada de Transição - Toyota e Sindicato Selam Acordo para Funcionários de Indaiatuba

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A Jornada de Transição – Toyota e Sindicato Selam Acordo para Funcionários de Indaiatuba

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Após semanas de negociações intensas, a Toyota e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região alcançaram um consenso sobre o futuro dos colaboradores da fábrica de Indaiatuba, marcada para encerrar suas operações. Este acordo representa um passo crucial na transição dos funcionários, oferecendo-lhes opções claras e benefícios tangíveis durante este período de mudança.

Anúncio de Investimentos e Reestruturação

No início de março, a gigante automotiva japonesa anunciou um investimento massivo de R$ 11 bilhões no Brasil, acompanhado pela decisão estratégica de fechar sua unidade fabril em Indaiatuba, interior de São Paulo. Esta fábrica, inaugurada em 1998, é atualmente responsável pela produção do aclamado sedã Corolla.

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A linha de montagem deste modelo será transferida para a unidade de Sorocaba, também no interior paulista, onde já são fabricados os modelos Corolla Cross, Yaris e, a partir de 2025, o aguardado Yaris Cross. As duas instalações estão separadas por uma distância de aproximadamente 50 quilômetros.

Opções para os Colaboradores

No momento do anúncio inicial, a Toyota expressou sua expectativa de que os 1.500 colaboradores de Indaiatuba fossem realocados para a unidade de Sorocaba, inaugurada em 2012. No entanto, o acordo recém-negociado oferece duas opções distintas aos funcionários:

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Pacote de Demissão Voluntária (PDV)

Para aqueles que optarem por deixar a Toyota, a empresa se comprometeu a pagar um generoso pacote de indenização. Este incluirá 45 salários, acrescidos de dois salários adicionais para cada ano trabalhado na companhia.

Por exemplo, um colaborador com cinco anos de serviço receberá 45 salários do PDV mais outros 10, totalizando 55 salários como compensação pela sua dedicação à empresa.

Transferência para Sorocaba

Aos funcionários que decidirem aceitar a transferência para a unidade de Sorocaba, a Toyota oferecerá uma série de benefícios atrativos:

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Estabilidade no Emprego: Estes colaboradores terão garantia de emprego até julho de 2029, proporcionando-lhes segurança e tranquilidade durante este período de transição.

Bônus Financeiro: Além de receberem dois salários adicionais, os transferidos também terão direito a um pagamento único de R$ 15 mil.

Auxílio para Mudança: Aqueles que optarem por fixar residência em Sorocaba receberão um bônus extra de 2,4 salários para auxiliar nos custos de realocação.

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Cláusula de Arrependimento: Em um gesto de flexibilidade, a Toyota incluiu uma cláusula que permite aos funcionários transferidos solicitar demissão com os mesmos benefícios do PDV, caso se arrependam da mudança dentro de sete meses.

Cronograma de Transição

De acordo com a fabricante, o processo de transferência da produção do Corolla para Sorocaba será iniciado em meados de 2025 e deverá ser concluído até o final de 2026. Este período permitirá que os colaboradores se preparem adequadamente para as mudanças vindouras.

A Trajetória de Indaiatuba

Casa do Corolla

A jornada da Toyota em Indaiatuba teve início em 1996, com um investimento de US$ 150 milhões para a construção das instalações fabris. Dois anos depois, em 1998, a unidade foi oficialmente inaugurada com a produção do primeiro Corolla brasileiro.

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Em 2000, a empresa investiu outros US$ 300 milhões para modernizar e ampliar a estrutura desta fábrica, e em 2004, iniciou a produção da perua Fielder. Um marco histórico foi alcançado em 2017, quando a unidade de Indaiatuba celebrou a fabricação de um milhão de unidades do Corolla.

Expansão em Sorocaba

Aumento de Capacidade

A unidade de Sorocaba, por sua vez, testemunhou um crescimento exponencial em pouco mais de uma década. De uma capacidade inicial de quase 75 mil veículos, a fábrica dobrou sua produção, atingindo a marca de cerca de 160 mil carros atualmente.

Além do Etios (destinado à exportação), a linha Yaris (sedã e hatch) e o SUV Corolla Cross, esta unidade abastece tanto o mercado interno quanto 22 mercados internacionais, incluindo países da América Latina como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai e Colômbia. Em 2022, Sorocaba alcançou a impressionante marca de um milhão de automóveis produzidos.

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Novos Investimentos e Expansão

O aporte de R$ 11 bilhões anunciado pela Toyota será direcionado para a expansão da fábrica de Sorocaba e a produção de novos veículos híbridos flex. Embora não confirmado oficialmente, espera-se que o primeiro deles seja o Yaris Cross, um SUV compacto que deve chegar entre o final deste ano e o início de 2025.

Além deste modelo, uma picape e o próprio conjunto híbrido terão fabricação local. A Toyota também possui uma fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, citadas pela agência Autodata, a produção da picape pode começar em 2027.

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O plano de expansão da Toyota envolve ainda a contratação de 500 novos funcionários até 2026 e a criação de 2.000 postos de trabalho adicionais até 2030, além de gerar 8.000 empregos indiretos decorrentes do investimento realizado.

Com a transferência da produção do Corolla, a ampliação da unidade e a linha de montagem de novos veículos, estima-se que a fábrica de Sorocaba possa atingir uma capacidade próxima a 400 mil carros por ano.

Declaração Oficial da Toyota

Em uma nota oficial, a Toyota do Brasil confirmou a conclusão das negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, estabelecendo os termos para a transferência e o Programa de Demissão Voluntária (PDV) dos funcionários de Indaiatuba.

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A proposta foi elab

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
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