Thursday, September 10, 2020


A AB Colinas, em parceria com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e em apoio à Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), está apoiando o mês de conscientização da doação de órgãos. Desde a segunda-feira, dia 8, até o final de setembro, os painéis eletrônicos que estão instalados nas rodovias administradas pela concessionária vão divulgar a mensagem “Doe Órgãos, Doe Vida. Avise sua Família”.

LEIA TAMBÉM

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, país que ocupa a segunda posição entre os países que mais realizam transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos da América. Porém, segundo a ABTO, ainda assim existem 34 mil brasileiros que aguardam na fila por um transplante.

Para ser um doador de órgãos e tecidos no Brasil não existe a necessidade de elaborar nenhum documento, basta informar a família sobre a sua vontade de ser doador. Quando a pessoa não informa a família sobre esse desejo, os familiares podem ficar em dúvida no momento da autorização. Isso se reflete no elevado índice de famílias que se recusam a doar os órgãos de seus entes, que no Brasil é de aproximadamente 40%. Podem ser doados os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos como córneas, pele e ossos.

Durante todo o mês a ABTO irá realizar ações como um ato inter-religioso virtual em homenagem aos doadores de órgãos e seus familiares, live sobre o programa de doação e transplante de órgãos, mensagem nos relógios de rua do estado de São Paulo e iluminação de monumentos.

Qualquer pessoa pode ser um doador. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da ABTO pelo endereço http://www.abto.org.br.

Com informações AB Colinas

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Já são mais de 1 milhão de mortos pelo Covid-19 no mundo

Na segunda-feira (28), a Universidade Johns Hopkins informou que o mundo ultrapassou 1 mil…