Os membros da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal receberam ontem (2) os certificados emitidos pela American Heart Association (AHA) por participarem do Curso de Primeiros Socorros “Salva Corações”, ministrado por professores da FIEC e certificado pela entidade internacional.

            O curso, com carga horária de 8 horas, foi ministrado durante o mês de novembro e compreendeu aula prática e teórica a respeito dos seguintes temas: O que são Primeiros Socorros, os dez mandamentos do socorrista, intervenções de leigos, avaliação inicial da criança, parada cardiorrespiratória, obstrução nas vias aéreas (engasgamento), males súbitos (desmaios, sufocação, convulsões), ferimentos e hemorragias, fraturas e lesões músculo esqueléticas, corpos estranhos, queimaduras, animais peçonhentos, acidentes comuns, envenenamento e intoxicação. Ministrou-se também aula sobre os desfibriladores automáticos externos (os chamados DEAs) e como operá-los em caso de ressuscitação.

OUTRAS TURMAS

            De acordo com a presidente da Brigada, Eliana Belo, a participação no curso atendia a duas necessidades: a primeira era dotar os brigadistas de conhecimentos para enfrentar situações de emergência que podem ocorrer a qualquer instante, sobretudo nos dias de sessões legislativas quando as dependências da Câmara recebem centenas de pessoas. A segunda necessidade era atender à legislação e a determinações do Corpo de Bombeiros. “Acertadamente, a legislação está muito mais rigorosa com relação à formação dos brigadistas”, ressaltou a líder.

            “Quando vimos a qualidade do curso – prossegue Eliana — sugerimos que mais pessoas participassem dele. E isso aconteceu com a formação de várias turmas de servidores não pertencentes à Brigada. Ou seja, atualmente na Câmara há 16 brigadistas e 35 funcionários aptos a realizarem o reconhecimento rápido do acidente ou mal súbito e como realizar o atendimento efetivo para salvar vidas. A única diferença é que a certificação internacional (entregue somente aos brigadistas) impõe ao certificado a obrigação de, em qualquer situação que requeira os procedimentos de primeiros socorros, que ele se apresente e proceda as ações necessárias para o atendimento imediato da vítima, sob pena de, ao não fazê-lo, sofrer sanções penais”.                  

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Entre Facas e Segredos está em cartaz no Kinoplex

Após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey …