Notícias

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em adultos começa na segunda-feira (18)

  • Publicação: 14/11/2019 14:20h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 809
Foto

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Vacinação Seletiva Contra o Sarampo que começa na segunda-feira (18) e segue até o dia 30 de outubro. O Dia D, de mobilização será no sábado dia 30, os locais serão definidos posteriormente. A vacina será aplicada em adultos entre 20 e 29 anos não vacinados, ou seja, de forma seletiva. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Indaiatuba possui uma população de 39.385 pessoas nesta faixa etária. Todas as Unidades de Saúde estão aptas para aplicar a vacina de segunda a sexta-feira no horário da sala de vacinas, basta comparecer com a carteirinha de vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde, Graziela Garcia, essa etapa da imunização contra o sarampo é muito importante, pois os adultos não possuem o hábito de atualizar a carteirinha de vacinação. “Esta segunda etapa da vacinação contra o sarampo irá buscar os jovens que ainda não possuem nenhuma dose da vacina Tríplice Viral. Precisamos da colaboração da população dessa faixa etária para combater a transmissão do Sarampo, pois ainda há uma boa parte dessa população que ainda não tomaram a vacina. Então quem tem entre 20 e 29 anos leve a carteirinha de vacinação em alguma Unidade de Saúde e atualize”, explica Graziela.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

A cor pode fazer um carro desvalorizar mais? Confira o ranking por segmento

Andar de carro é o que todo jornalista automotivo mais gosta de fazer. Mas, andar de carro…