Notícias

Descarte correto do lixo também ajuda a diminuir riscos de contágio da Covid-19

  • Publicação: 26/03/2020 09:28h
  • Redator(es): Gabriel Beccari/Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 242
Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e a Corpus Saneamento orientam a população a redobrar os cuidados com o acondicionamento e o descarte do lixo residencial no período de quarentena. As orientações devem ser seguidas, principalmente, por pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19 que estejam em isolamento domiciliar. Para este grupo a separação de recicláveis deve ser evitada no período. O cuidado é importante para não colocar em risco a saúde de outras pessoas, entre elas profissionais que trabalham na coleta porta a porta e na triagem de recicláveis.

Para o descarte correto, todos os resíduos devem ser jogados no lixo comum, incluindo máscaras descartáveis, luvas e materiais usados na higiene pessoal, inclusive embalagens. O recomendado é utilizar dois sacos, um dentro do outro, e bem amarrados, de preferência com nó duplo. Os sacos devem ser preenchidos apenas com um terço de sua capacidade total para facilitar a amarração e evitar contaminações, mesmo dentro de casa. Outro cuidado importante é colocar o lixo nas lixeiras apenas nos dias de coleta, evitando que os sacos sejam rasgados por animais.

O secretário de Serviços Urbanos, Leandro Dias de Souza, reforça que a coleta seletiva deve continuar a ser praticada normalmente por pessoas que não se enquadram no quadro de suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. “Lembrando que máscaras e luvas descartáveis não devem ser separadas para a coleta seletiva, mesmo por pessoas que não tenham qualquer suspeita da doença. Esses materiais podem ser descartados no lixo comum”, explicou. “Nesse período de quarentena, recomendamos que o lixo de toda a população também seja colocado em dois sacos, um dentro do outro, e fechados com nó duplo.

A Corpus, em parceria com a Prefeitura, esta semana iniciou o envio de um comunicado para serviços de saúde e profissionais da área para reforçar as orientações de gerenciamento de resíduos contaminantes ou com suspeita de contaminação de lixo hospitalar e também de resíduos comuns de hospitais públicos, privados, clínicas médicas e locais com grande concentração de pessoas infectadas.

Os resíduos de alguns serviços de saúde já possuem regras próprias para o descarte, com a utilização de embalagens especiais e são coletados e transportados por serviços especializados da Corpus. Esses materiais são submetidos a processos de tratamento antes de sua disposição final.

O cuidado redobrado com o descarte do lixo durante a quarentena é uma medida essencial de prevenção da saúde, em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

SEG Automotive está com vaga(s) de emprego para Mecânico de Manutenção – v2046701

Requisitos: Curso Técnico Completo (com certificado) em Mecânica, Mecatrônica ou áreas afi…