Notícias

Equipe de saúde se forma em curso de Capelania Hospitalar

  • Publicação: 15/04/2019 16:03h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 266
Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Saúde proporcionou para um grupo de 11 servidores o curso de Capelania Hospitalar ministrado pela Unipas-União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários. O objetivo do treinamento é colaborar com a humanização da assistência hospitalar, propiciando melhor relacionamento profissional-paciente, alívio do estresse, aderência ao tratamento médico, satisfação do atendimento, resiliência e qualidade de vida.

A Capelania Hospitalar da assistência aos enfermos seja em qualquer estágio, em diversos órgãos hospitalares, com visitas periódicas conforme regulamento interno e orientações ao paciente e família, auxiliando na amenização do sofrimento do mesmo e oferecendo conforto com palavras e gestos de altruísmo levando fé, amor e esperança através da Palavra de Deus e das Sagradas Escrituras sem distinção de crença religiosa. Esse serviço está amparado na Lei Federal nº 9.982/2000 da Constituição Federal de 1988, no artigo 5º Parágrafo VII, e baseia-se no princípio da laicidade, ou seja, o estado não exerce poder sobre a religião e vice-versa.

Diante dessa necessidade e visando a integração entre Poder Público, a Secretaria da Saúde sob a gestão da secretária Graziela Garcia e da UNIPAS Capelania Internacional, sob a Direção de Gerson Luiz Vieira, Pastor e Capelão Diretor da UNIPAS Capelania Regional de Campinas, foi idealizado o Curso de Especialização em “Capelania Hospitalar e Primeiros Socorros”, com 24 candidatos, sendo 11 colaboradores da Secretaria da Saúde e 13 entre voluntários e capelães. Em março foram entregues os Certificados a todos no Gabinete de Prefeito.

Na ocasião foi entregue ao Executivo a Lei Municipal nº 6.575 de 13 de Maio de 2016, que dispõe sobre a regulamentação do Serviço de Capelania no Município de Indaiatuba. Após a Cerimônia Graziela salientou que o próximo passo consiste em planejar as atividades de visitação nas Bases Hospitalares em conformidade com cada coordenação local, e prosseguir na formação e capacitação de outros candidatos com perfil da Secretaria da Saúde e voluntários para atender a demanda dos usuários, pacientes e famílias bem como aos colaboradores da rede pública.

Os funcionários da Saúde formados em Capelania Hospitalar são: Claret Tocaceli Nery; Solange Cristina Piato; Luana Thaiza Mendes dos Santos; Jaqueline da Silva Buoso; Ercilene de Lima Soares; Denise de Moura Klinke; Elaine Cristina Pistoni; Jaqueline Queiroz Mota; Evelyn Tabata Vaciloto; Eliandra Ferreira da Cruz; Alexandra Rosa.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Ypê está com oportunidade(s) para Técnico Controle de Qualidade

Vaga para 2ºT (das 14h20 as 22h35) de segunda a sábado. Técnico Controle de Qualidade Miss…