Connect with us

Notícias

Estudantes brasileiros são finalistas em hackaton da Nasa

Artigo

em

Uma equipe de estudantes de graduação da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é a representante do Brasil na final do “NASA International Space Apps Challenge”. 

LEIA TAMBÉM

Membros da equipe brasileira finalista do NASA International Space Apps Challenge. Imagem cedida por Thassia Gondek

O grupo, que que está entre os 37 finalistas, é formado por: 

publicidade

  • Gabriel Pelizari (Indaiatuba-SP), Thassia Pine Gondek (Campinas-SP) e Vitória Ventura (Limeira-SP), alunos de Geologia, na Unicamp; 
  • Ana Clara Arantes Villas Boas de Barros (Piracicaba-SP), aluna de Engenharia Agronômica, na ESALQ/USP; 
  • João Pedro Cosso (Niterói-RJ), aluno de Ciência da Computação, na UERJ;
  • Vítor Ribeiro Guimarães Gomes (Indaiatuba-SP), aluno de Ciência da Computação, na UFSCar.

Nasa propôs desafios relacionados a questões ambientais

“O NASA International Space Apps Challenge (Space Apps) é um hackaton internacional para programadores, cientistas, designers, contadores de histórias, criadores, construtores, tecnólogos e outros em cidades ao redor do mundo, no qual as equipes acessam gratuitamente dados da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço”, diz o site oficial do concurso.

Neste ano, os participantes poderiam escolher entre 28 temas, como mudanças climáticas, mapeamento do lixo espacial em tempo real, identificação de riscos de deslizamentos de terra, entre outros. 

As equipes tinham a missão de elaborar, em menos de 48 horas, um projeto que fosse criativo e de alto impacto.  A elaboração dos projetos ocorreu, simultaneamente, nos 162 países participantes, no fim de semana dos dias 2 e 3 de outubro, de forma on-line. 

De acordo com Thassia, foi ela quem descobriu a oportunidade e convidou os colegas para formar uma equipe interdisciplinar “na qual cada um pudesse contribuir com suas experiências e especialidades”, o grupo optou por propor uma solução para o desafio “WARNING: THINGS ARE HEATING UP!” (“AVISO: AS COISAS ESTÃO ESQUENTANDO!”, em tradução livre).

Para esse tema, que trata do aquecimento global, a agência espacial esperava que “os participantes utilizassem os dados abertos disponibilizados e desenvolvessem uma ferramenta para gerar avisos de riscos relacionados ao calor, permitindo uma preparação prévia da população, com o intuito de prevenir riscos à saúde”, afirmou Thassia, em entrevista ao Olhar Digital.

Daí nasceu o projeto MAKE IT COOL, o protótipo de um site e um aplicativo que geram alertas sobre o estresse térmico em populações humanas. 

O projeto da equipe brasileira é um site / aplicativo que emite alertas sobre o estresse térmico em populações humanas. Imagem: Site spaceappschallenge.org

Leia mais:

“Para o cálculo desse fator de risco à saúde humana são necessárias predições de uma série de variáveis, como temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar”, explicou Thassia. “Usando tratamentos estatísticos sobre os dados disponibilizados pela Nasa a partir da linguagem R, foi possível realizar as previsões dos dados de temperatura e concentração de CO2 atmosférico para os próximos 2 anos. A aplicação dessa mesma técnica para as outras variáveis fornecerá as informações necessárias para calcular o índice de estresse térmico”.

Também foram incluídos outros conteúdos ao site, como um jogo que permite aprender mais sobre o que fazer para tornar o futuro melhor e um espaço para que a comunidade possa compartilhar as medidas que vem adotando de enfrentamento às mudanças climáticas. “Além disso, adicionamos uma série de informações sobre as mudanças climáticas e seus impactos no planeta e medidas de mitigação que podem ser adotadas em nível individual e governamental”, revelou a universitária.

Em outubro, o grupo ficou entre as três equipes vencedoras da etapa regional de Campinas – a 20ª cidade do mundo que mais enviou projetos para o hackathon.

Equipes vencedoras conhecerão de perto a agência espacial 

No próximo dia 10, serão anunciados os dez projetos vencedores, em uma live transmitida pela Nasa, ainda com horário a ser divulgado nos perfis do concurso no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Como prêmio, os autores ganharão uma viagem para visitar a agência espacial e terão a oportunidade de assistir ao lançamento de um foguete.

Segundo Thassia, o time, único do Brasil a estar na grande final, se sente orgulhoso da participação no concurso. “A sensação é um misto de ansiedade e alegria. Estamos muito honrados, pois a competição este ano estava em um nível altíssimo, e tinham diversos projetos incríveis, além da importância de estarmos representando o Brasil no meio de tantos participantes e projetos do mundo”.

Toda a equipe do Olhar Digital parabeniza os estudantes pelo projeto e está na torcida!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

PUBLICIDADE

Destaque

🙏Boa Notícia: Bebê que está na UTI apresenta melhoras em Indaiatuba

Artigo

em

Por

O bebê de onze meses que sofreu uma queda acidental e bateu a cabeça no último dia (04) de Janeiro, em Indaiatuba, permanece internado e apresenta melhoras.

💬 “Muitas pessoas estão me perguntando sobre a veia artéria da cabecinha do Lucas que estava obstruída. Agora ela manda sangue pra outras, ela voltou a pulsar!

LEIA TAMBÉM

O Lucas está bem, um dia de cada vez, a noite dele foi um pouco agitada, tá choroso. Lucas é um bebê, tá estranhando o lugar, tá assustado com os enfermeiros, médicos e devido tudo que está passando.

Mas cremos num Deus que tudo pode, logo isso vai passar, e vamos engrandecer o nome do nosso Senhor, continuem orando pelo Lucas. Tudo é pra honra e glória do Senhor. O nosso Deus vai surpreender a medicina. Eu creio em milagres!”, contou a mãe.

Agora é hora de esperar e continuar orando, vai dar tudo certo! 🙏

Continue lendo

Notícias

Confira o calendário da Vacinação Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de janeiro no Centro Esportivo

Artigo

em

Por

  • Publicação: 17/01/2022 09:22h
  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 45

A Prefeitura de Indaiatuba divulgou o calendário da vacinação contra a Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. Veja abaixo:

– 17/01 – segunda-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 04/09

– 18/01 – terça-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 04/09

– 19/01 – quarta-feira – 9h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 06/09

A imunização segue no Centro Esportivo do Trabalhador, localizado na Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova 2 e a convocação já está disponível no e-mail cadastrado na plataforma Minha Vacina e também pode ser consultada através do link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a dose adicional é autorizada pelo Ministério da Saúde, faz parte do Plano Nacional de Imunização e garante ainda mais proteção contra o Novo Coronavírus.

Para receber qualquer dose da vacina contra a Covid-19 em Indaiatuba é preciso apresentar na entrada do Centro Esportivo, o QRcode de convocação, um documento com foto (RG, CPF ou CNH) e um comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz).

Os convocados devem comparecer ao local de vacinação, sempre respeitando o horário e o dia, para que sejam evitadas filas.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp Saúde (19) 9 9779-3856.

Serviço

Vacinação Covid-19

Local: Centro Esportivo do Trabalhador – Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova 2

Obrigatório: Documento com foto (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) e QRcode de convocação.

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Destaque

Familiares, amigos e população fazem corrente de oração em volta de hospital em Indaiatuba

Artigo

em

Por

Família pede orações para bebê que está internado na UTI em estado grave em Indaiatuba

Imagens de pessoas reunidas rezando em torno do hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) em Indaiatuba têm se multiplicado em redes sociais nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM

Com as mãos estendidas ou encostadas na estrutura da unidade de saúde, familiares, amigos e população em geral pedem em orações pela recuperação de um bebê de 11 meses que está na UTI em Indaiatuba, após uma queda acidental.

Lucas Henrique Lima, está completando 11 meses nesta segunda-feira (17). Ele caiu no dia 04 de Janeiro e bateu a cabeça, foi levado em estado grave para o hospital e passou por cirurgia.

💙🙏A FAMÍLIA SE UNIU COM OUTRAS PESSOAS EM ORAÇÃO PELA RECUPERAÇÃO DE LUCAS E AOS POUCOS ELE ESTÁ TENDO MELHORAS SIGNIFICATIVAS 🙏

✅➡️O PODER DA ORAÇÃO!!! 🙏

✅➡️VEJA O QUE POSTOU A TIA DO BEBÊ ( IRMÃ DO PAI DE LUCAS) NAS REDES SOCIAIS:

💬 “Meu sobrinho Lucas que vai completar 11 meses agora dia 17, caiu e bateu a cabeça, no dia 04/01.

Lucas teve que fazer uma cirurgia de emergência, desde então ele se encontra na UTI em coma induzido, seu quadro clínico é grave, do lado direito do cérebro tem um veia que está obstruída, impedindo o fluxo de sangue.

Meus amigos creio que Deus tudo pode fazer, nada é impossível, onde a medicina não consegue ir, tenho fé que ele fará.

Nossa corrente de oração por ele já está enorme, mais peço a vocês, para nos unir em oração, coloque meu sobrinho em suas orações, nos grupos da igreja, dê o nome dele, Lucas Henrique Lima, para seu pastor, pastora, padre, não importa, nosso Deus é um só.
Vamos alcançar um milagre com nossas orações. Eu creio em milagres, e tenho certeza que viveremos esse milagre.”, completou a tia do pequeno Lucas.”…

🙏Veja algumas imagens que nos foram enviadas para compartilhar.. são pessoas unidas pela fé.. pedindo a Deus 🙏💙a recuperação do bebê Lucas…

✅➡️Com certeza vale a pena compartilhar… Fé em Deus 🙏 que Lucas voltará para sua família com a saúde restabelecida..

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 horas

Recém-nascido morre após ser atacado por pitbull enquanto dormia

Um recém-nascido de 21 dias morreu após ser atacado por pit bull na tarde desta segunda-feira (17). O caso aconteceu...

BrasilAtualizado há 11 horas

Pela terceira vez Luciano Szafir testa positivo para Covid

Pela terceira vez, o ator Luciano Szafir testou positivo para Covid-19. Da última vez, Szafir ficou internado por pouco mais...

DestaqueAtualizado há 11 horas

🙏Boa Notícia: Bebê que está na UTI apresenta melhoras em Indaiatuba

O bebê de onze meses que sofreu uma queda acidental e bateu a cabeça no último dia (04) de Janeiro,...

DestaqueAtualizado há 12 horas

Mercedes Benz abre processo seletivo pela internet para trabalho e estágio em Campinas

Você já pensou em uma empresa que se preocupa em construir o futuro da mobilidade segura e sustentável, para todos que movem o mundo?  Você se identifica...

DestaqueAtualizado há 19 horas

Honda abre inscrições para seu programa de empregos

As inscrições nos processos seletivos de 2022 são válidas de 13/jan a 07/fev, para trabalho nas cidades de Sumaré, Indaiatuba...

DestaqueAtualizado há 22 horas

Indaiatuba está com 191 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A maioria das oportunidades são para Rede de Supermercados e tem como pré-requisito o Ensino Médio completo Devido ao grande...

DestaqueAtualizado há 23 horas

Multinacional Toyota abre inscrições para empregos na área de produção em Indaiatuba

Vagas de emprego novas para Industria Toyota em Indaiatuba. Profissional atuará na área de produção. O começo do ano pode apresentar boas oportunidades...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Familiares, amigos e população fazem corrente de oração em volta de hospital em Indaiatuba

Família pede orações para bebê que está internado na UTI em estado grave em Indaiatuba Imagens de pessoas reunidas rezando...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Apenas 27 mil pontos: TudoAzul tem voos de Campinas para Miami e Orlando

O TudoAzul está com boas tarifas nas passagens aéreas para viajar com pontos para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos....

DestaqueAtualizado há 2 dias

Mulher salva cachorro abandonado que não conseguia enxergar

Uma mulher chamada Mary estava tentando pegar um gato de rua no estacionamento quando um grupo de mulheres parou com...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS