Todo o material pode ser usado livremente por qualquer pessoa e replicado por WhatsApp, redes sociais e e-mail em qualquer aparelho digital

resumo em 3 tópicos

  • Canais exclusivos combatem fake news e divulgam informações sobre prevenção e enfrentamento
  • Ações se intensificaram após a Criação do Centro de Contingência
  • Desde então, divulgação de boatos e informações falsas por aplicativos de celular também se alastrou

O Governo de São Paulo criou canais exclusivos de comunicação para combater fake news e divulgar informações verdadeiras sobre prevenção e enfrentamento ao coronavírus. O material pode ser acessado livremente pelo aplicativo de mensagens Telegram e replicado pelo WhatsApp, redes sociais e e-mail. Há ainda um banco de cards com essas informações, para download via Google Drive.

As ações da Secretaria de Comunicação do Estado relacionadas ao coronavírus foram iniciadas ainda em janeiro e se intensificaram após a Criação do Centro de Contingência da doença. A divulgação de informações oficiais corretas para a imprensa e a população é imprescindível para evitar pânico e proteger a saúde de todos.

Com a proliferação dos casos confirmados de coronavírus na capital e outras cidades, a divulgação de boatos e informações falsas por aplicativos de celular também se alastrou. Textos, vídeos e áudios duvidosos ou mentirosos são checados diariamente por profissionais da Secretaria da Saúde e “carimbados” como fake news pela Secretaria de Comunicação.

“Este é um serviço que o Governo de São Paulo encara como essencial neste momento. Temos um grande esforço para desmentir as fake news que estão circulando. A população precisa de informações confiáveis para se prevenir da doença e para saber da situação da saúde pública”, disse o Secretário de Comunicação, Cleber Mata.

Para receber informações oficiais sobre o coronavírus no celular e ajudar a combater fake news, baixe o app Telegram para Android ou iOS. Depois, é só usar o sistema de pesquisa do aplicativo e se cadastrar no canal spcoronavirus (https://t.me/spcoronavirus).

Outra opção é baixar os cards produzidos pelo Governo de São Paulo e distribuir diretamente pelo WhatsApp e redes como Facebook ou Instagram. Todo o material com notícias verdadeiras e os “carimbos” de fake news sobre o coronavírus estão disponíveis no Google Drive pelo link https://drive.google.com/drive/folders/16QguCJNPLhF01an53yT9O9BlVLmztJD4. É só clicar, baixar e distribuir.

Hotsite e redes sociais

O Governo de São Paulo também usa o canal oficial @governosp em diversas redes sociais (confira a lista completa abaixo) para informar a população e transmitir diariamente eventos ao vivo, como entrevistas coletivas de autoridades estaduais envolvidas diretamente no enfrentamento ao coronavírus.

Outra iniciativa é o site exclusivo que reúne vídeos, textos e informações oficiais do Governo de São Paulo em um único local na internet. Todo o material também pode ser compartilhado livremente por qualquer pessoa via aparelho digital com conexão à internet. Basta acessar o link http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.

Acompanhe as redes sociais do Governo SP

YouTube: http://www.youtube.com/governosp
Facebook: https://www.facebook.com/governosp
Vimeo: http://www.vimeo.com/governosp
Mixlr: http://mixlr.com/governosp
Twitter: https://twitter.com/governosp
Linkedin: linkedin.com/company/governosp
Instagram: instagram.com/governosp

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Festival 28º Maio Musical em Indaiatuba tem inscrições abertas para seleção de artistas

Cidade de Indaiatuba seleciona artistas para 28º Maio Musical — Foto: Eliandro Figueira Ri…