• Publicação: 08/04/2021 08:18h
  • Redator(es): Rose Parra DCS
  • Release N.º: 340

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), instalou um Centro de Compostagem de Folhas e Resíduos de Jardinagem, no Parque do Mirim. Com isso todo material das podas das árvores serão depositadas no espaço e posteriormente utilizados como adubo natural (composto), nos projetos de reflorestamento da Autarquia.

Uma técnica que permite transformar galhos, troncos e folhas em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico: esta é a compostagem, ferramenta que permite recuperar nutrientes dos resíduos orgânicos e, consequentemente, enriquecer o solo para agricultura ou jardinagem.

O Centro é mais uma das ações feitas junto com a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Água da Autarquia. Segundo informações de um dos responsáveis pela ação, o tecnólogo em Gestão Ambiental do Saae, Ildo de Sousa Dias, o maior problema ambiental enfrentado hoje em todo o mundo está relacionado ao lixo porque muito dos resíduos que poderiam ser separados e reciclados ainda são encaminhados para os aterros. Neste sentido, a Educação Ambiental é imprescindível na construção de valores sociais e atitudes voltadas à preservação ambiental e à sustentabilidade.

Essa técnica permitirá que todo matéria orgânica resultante da varrição de folhas de arvores, corte de grama e poda de arvores do Parque do Mirim seja reutilizada como composto orgânico nos reflorestamentos existentes no próprio parque, criando assim um processo de ciclagem de nutrientes.

“Fico feliz com o nosso Centro de Compostagem principalmente por ser uma alternativa para produzir composto de maneira sustentável trazendo benefícios ambientais e econômicos”, comenta o Superintendente do Saae, Eng. Sandro Lopes Coral.

Notícias relacionadas

Com informações da Prefeitura de Indaiatuba

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Dailus lança assistente virtual com perfil da geração Z

Social Media LEIA TAMBÉM Dailus lança assistente virtual com perfil da geração Z Sebrae aq…