Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro. Os agentes de prevenção do Projeto Funam (Futuro Nas Mãos) Alan, Kellen e Esther, realizaram palestras voltadas aos pais dos alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal “Maria Tonin”, no Jardim Panorama, destacando a importância e conscientizando no combate ao Narguilé e as drogas em geral.

A Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos à uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

Narguilé

Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

Segundo o coordenador do FUNAM, Alan de Souza, o Narguilé é mais prejudicial que o cigarro, portanto é preciso conscientizar, mostrar os efeitos negativos e estar atentos. “O trabalho preventivo é um tarefa árdua, precisamos transmitir a real mensagem e algumas situações intervir junto aos pais. Por isso acreditamos que é fundamental a interação da escola junto a família, é muito bom quando convidamos os pais ou responsáveis e há um número expressivo na participação. Afinal o futuro dos nossos jovens é algo precioso, e nós da equipe de prevenção da Secretaria de Segurança estamos atentos, trabalhando em diferentes áreas para que todos tenham ótimas oportunidades profissionais e fiquem distantes das drogas”, destacou Alan.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Vaga(s) de emprego para Assistente de Recursos Humanos (Monte Mor)

Atribuições Será responsável pelas demandas de RH respondendo por recrutamento, seleção, i…