Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Notícias

Secretaria de Esportes realiza balanço das atividades realizadas em 2018

  • Publicação: 19/12/2018 13:31h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1045
Foto

Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI

A Secretaria de Esportes de Indaiatuba trabalha para possibilitar o acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos de idade. A pasta é comandada por Marcos Antônio de Moraes e propõe dentre seis programas permanentes o Projeto Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 a 15 anos), o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª idade), o Projeto Juventude Esportiva (de 16 a 21 anos). A Secretaria também trabalha o Esporte Competitivo, o qual representa a cidade em várias modalidades. Atualmente a Secretaria de Esportes disponibiliza 34 modalidades em 22 polos esportivos e 19 polos de lazer.

Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), o esporte vai além da atividade física e por isso tem um olhar especial da administração municipal. “O esporte é o cuidado com as pessoas; trabalha o social a disciplina e mantém os jovens em um caminho bom. Sempre ouço as sugestões da população e do Papo Jovem surgiu o projeto Juventude Esportiva, pois os jovens na faixa etária de 16 a 21 anos não eram contemplados com projetos esportivos e agora podem desenvolver suas habilidades nas modalidades disponíveis para esse público desde o ano passado. O esporte também traz qualidade de vida para a terceira idade e para os alunos do Lazer. Além disso, temos grandes atletas em Indaiatuba na parte competitiva que tiveram esse ano um bom desempenho nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior”, salienta Gaspar.

O secretário da pasta também enfatiza os resultados do trabalho desempenhado este ano. “Em Indaiatuba temos um bom investimento no Esporte e sem isso não teríamos um bom resultado no competitivo, para o ano que vem teremos um investimento especial no vôlei, nossa ideia é trazer um profissional para desenvolver um trabalho forte no vôlei feminino e masculino. Queremos também resgatar o basquete em nossa cidade, pois sabemos que há muitas pessoas adeptas a esse esporte”, relata Moraes.

LAZER ESPORTIVO

O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Uma das principais ações do Lazer Esportivo foi o aumento de 1.200 alunos em relação a 2017, chegando no total de 8.700 atendimentos.

Esse ano iniciaram as atividades do núcleo esportivo Bem Viver, que visa o atendimento da terceira idade. O Lazer Esportivo completou 15 anos do Programa Ginástica no Parque e cerca de 2 mil pessoas já participaram dessa atividade. A Zumba no Parque é um projeto voltado para a família que promove a prática da atividade física, da mesma forma a Zumba no Bem Viver, proporciona acessibilidade do idoso a prática da dança, priorizando o ritmo e a recreação. Outras atividades são a Yoga no Parque e a Dançaterapia.

O setor realizou capacitação e desenvolvimento do trato da dança/aula nos núcleos esportivos da Secretaria de Esportes e as campanhas sociais como: Campanha de Lacres que adquiriu duas cadeiras de rodas; Campanha de Alimentos em Pról dos refugiados Venezuelanos que conseguiu três toneladas de alimentos enviados para Roraima; Campanha de leite que arrecadou mais de 200 litros para atendimento de diversas instituições de nossa cidade; Campanha de arrecadação de chinelos para as crianças da África com mais de mil pares arrecadados; Campanha de Arrecadação de Fraldas Geriátricas, foram 117 mil unidades angariadas para oito entidades atendidas, o equivalente a 14.625 pacotes de fraldas.

ESPORTE CIDADÃO

Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem-estar físico e social, a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e a Secretaria Municipal de Esportes oferecem o programa Esporte Cidadão.

Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 18 núcleos esportivos, 9 mil vagas em 20 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor.

Em 2018 o Esporte Cidadão ganhou uma inovação com a realização das inscrições on-line. Os pais que desejam matricular os filhos neste projeto devem ficar atentos, pois as inscrições para o Esporte Cidadão acontecem duas vezes por ano. Anteriormente os pais dos alunos tinham que ir até o núcleo esportivo para concretizar a inscrição. Mas a partir deste ano todo o procedimento é feito on-line. Esse sistema permite ter um controle melhor sobre os inscritos e também facilita o acesso dos pais às vagas disponíveis.

Os alunos do Espore Cidadão participaram de encontros entre as modalidades e dos festivais que encerraram as atividades.

Para 2019 o setor pretende readequar as faixas etárias atendidas; inserir a modalidade de recreação esportiva às modalidades de voleibol e handebol e transferir as modalidades de natação, futsal e handebol do SESI para o XII de Junho após a inauguração da reforma e ampliação.

DEPARTAMENTO SOCIAL E JUVENTUDE ESPORTIVA

Os jovens de 16 a 21 anos participam dos projetos esportivos da Secretaria, oferecendo diversas atividades para população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 10 núcleos esportivos, 700 vagas em 14 modalidades esportivas e uma equipe de professores qualificados e empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor. Atualmente o projeto conta com 593 inscritos.

O projeto realizou esse ano o Circuito Esportivo Jovem que contou com cerca de 900 pessoas em duas edições em diversos núcleos esportivos pela cidade. A Turma Voleibol (CET) foi vice-campeã do Campeonato Municipal de Base Masculino e Feminino. O Juventude Esportiva também esteve presente nos Festivais do Projeto Esporte Cidadão com apresentações das turmas de Ginástica Geral e Ginástica de Trampolim

No Departamento Social foram feitas visitas, passeios com Ciaspe ao Mosteiro de Itaici, Sitio São José, Comunidade Farol e EC Primavera. Também foi realizado Jogo Amistoso na cidade Itu/SP com alunos do CAPS II contra o CAPS Itu. Os alunos do projeto Tamoios participaram do Festival de Futsal do Projeto Esporte Cidadão e aluna Natália foi a 3º Colocada na etapa do Campeonato Paulista de Peteca em São Paulo/SP. O Social conta com 4 modalidades em 5 núcleos esportivos e atende 268 pessoas.

COMPETITIVO

Com um total de 181 pontos obtidos, a equipe de Indaiatuba conquistou o título de campeã geral dos 62º Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste. O resultado conquistado pelo grupo foi um feito inédito. Pela primeira vez em sua história, a cidade foi campeã por pontos e estabeleceu recorde na conquista de medalhas, com 219 no total, sendo 125 de ouro, 63 de prata e 31 de bronze, ficando no 1° lugar na classificação geral dos Jogos, superando potências do esporte regional, como Americana (164 pontos) e Limeira (144 pontos) segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Nos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni o município também teve um ótimo rendimento, ficando na 11ª colocação na 1ª Divisão, entre 208 cidades, conquistando 124 medalhas (71 de ouro, 29 de prata e 24 de bronze). Na classificação geral de municípios, Indaiatuba somou 110 pontos, entre os 156 municípios que pontuaram. Cerca de 230 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 15 modalidades na 82ª edição dos Jogos realizada pela terceira vez em São Carlos.

Pela primeira vez Indaiatuba recebeu o Campeonato Brasileiro de Pista no Velódromo Municipal Joaracy Mariano de Barros e contou com a presença dos principais ciclistas da modalidade, cerca de 250 atletas competiram dente as categorias de base (Infantojuvenil, Juvenil e Junior), até as disputas acirradas entre os atletas da Elite/Sub23 e Paraciclismo.

Indaiatuba também recebeu a Copa Penks Internacional Round 1 e 2 e a 5ª etapa da Copa Brasil de BMX. As provas fazem parte do calendário nacional e internacional e somam pontos para o Ranking Internacional UCI C1 e Nacional nível C1.

A equipe paralímpica de natação de Indaiatuba fio campeã Brasileira em 2018 pelo Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. Foram 259 atletas de 72 clubes na competição que aconteceu na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), em São Paulo. A primeira edição da competição contou com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. A ADI APIN, de Indaiatuba, ficou com o título de melhor clube e recebeu R$ 15 mil como prêmio. O treinador da equipe indaiatubana, Antônio Luiz Duarte Cândido ‘Maceió’, foi eleito o melhor técnico e recebeu R$ 3 mil.

A equipe de Rugby de Indaiatuba, Tornados, foi bicampeão da Taça Tupi de Rugby. Depois de conquistar o Paulista B de Rugby e a promoção à Série A; o staff local também ficou com o título da Taça Tupi, nome do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. A equipe já havia conquistado o título da competição em 2012.

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

A Secretaria de Esporte realiza um trabalho de atendimento nutricional para os alunos do Esporte Cidadão e Esporte Competitivo. A faixa etária de atendimento é de 6 a 15 anos, esse ano foram 450 pessoas atendidas. A avaliação nutricional tem o objetivo de contribuir e intervir de maneira adequada na manutenção ou recuperação do estado de saúde do aluno, podendo oferecer uma qualidade de vida melhor, desenvolvendo hábitos saudáveis nas crianças, por meio de ações de educação alimentar.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Esporte
Comentários estão fechados.

Leia também

Ação para vacinar contra a febre amarela acontece sábado em 4 Unidades de Saúde

Notícias Ação para vacinar contra a febre amarela acontece sábado em 4 Unidades de Saúde P…