Connect with us

Notícias

Secretaria de Saúde de Indaiatuba reforça vacinação contra HPV em jovens de 9 a 14 anos

Artigo

em

  • Publicação: 30/07/2021 12:00h
  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 832

Depois de ser o primeiro município do Brasil a implantar o teste de HPV para a detecção do vírus causador do câncer de colo de útero, antes mesmo de haver uma lesão, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância da vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) em meninos e meninas de 9 à 14 anos. As vacinas estão disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) nos horários das salas de vacina (07h30 às 16h).

A ação faz parte da iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para aumentar a cobertura vacinal de diversas vacinas. O aumento da cobertura vacinal contra o HPV vai ao encontro do Preventivo (Programa Indaiatubano de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero com teste de HPV), implantado há quatro anos no município e realizado por meio de uma parceria entre a Secretarias Municipal de Saúde e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A vacina para meninas é importante porque previne contra o câncer de cólo de útero, ginecológico e vulva. O objetivo de imunizar os meninos é proteger contra o câncer de pênis. Ambos os sexos tem proteção também contra o câncer de reto, garganta, laringe, faringe, língua entre outros na região bocal. A vacina é aplicada em duas doses com intervalo de seis a 12 meses.

A aplicação da vacina contra o vírus HPV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Programas de Saúde da Família (PSF) acontece nas salas de vacina das 07h30 às 16h de segunda à sexta-feira, exceto feriados. É obrigatório que o responsável leve o documento pessoal do adolescente (RG ou CPF) e também a carteira de vacinação; a falta dos documentos inviabiliza a aplicação do imunizante contra o vírus HPV no jovem.

O médico ginecologista e pesquisador da Unicamp, Dr. Júlio César Teixeira, explica que o foco da ação é prevenir os cânceres causados pelo vírus HPV. “O Papilomavírus Humano está associado à formação de alguns tipos câncer, entre eles, pênis, vulva, área genial, garganta, mas, especialmente no colo do útero, que acometem 16 mil pessoas por ano no Brasil e levam 6 mil a óbito. Nós conseguiremos prevenir de fato estas doenças se obtivermos o mínimo de 80% da população vacinada”, explica.

Segundo ele, Indaiatuba está sendo o primeiro município brasileiro a desenvolver ações efetivas no controle das doenças causadas pelo vírus HPV. “Com a intensificação da vacinação contra o HPV aliada ao Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero com teste de HPV, Indaiatuba será a primeira cidade do Brasil a controlar 100% das doenças graves causadas por este vírus, e que não são poucas”, comemora.

HPV

O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

DÚVIDAS

WhatsApp Saúde (19) 9 9779-3856

SERVIÇO

Vacinação contra o vírus HPV;

Grupo contemplado: Meninos e meninas de 9 à 14 anos;

Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) de Indaiatuba;

Horário: 07h30 às 16h;

Obrigatório: Documento pessoal do jovem (RG ou CPF) e carteira de vacinação.

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

PUBLICIDADE

Destaque

🙏Boa Notícia: Bebê que está na UTI apresenta melhoras em Indaiatuba

Artigo

em

Por

O bebê de onze meses que sofreu uma queda acidental e bateu a cabeça no último dia (04) de Janeiro, em Indaiatuba, permanece internado e apresenta melhoras.

💬 “Muitas pessoas estão me perguntando sobre a veia artéria da cabecinha do Lucas que estava obstruída. Agora ela manda sangue pra outras, ela voltou a pulsar!

LEIA TAMBÉM

O Lucas está bem, um dia de cada vez, a noite dele foi um pouco agitada, tá choroso. Lucas é um bebê, tá estranhando o lugar, tá assustado com os enfermeiros, médicos e devido tudo que está passando.

Mas cremos num Deus que tudo pode, logo isso vai passar, e vamos engrandecer o nome do nosso Senhor, continuem orando pelo Lucas. Tudo é pra honra e glória do Senhor. O nosso Deus vai surpreender a medicina. Eu creio em milagres!”, contou a mãe.

Agora é hora de esperar e continuar orando, vai dar tudo certo! 🙏

Continue lendo

Notícias

Confira o calendário da Vacinação Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de janeiro no Centro Esportivo

Artigo

em

Por

  • Publicação: 17/01/2022 09:22h
  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 45
Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura de Indaiatuba divulgou o calendário da vacinação contra a Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. Veja abaixo:

– 17/01 – segunda-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 04/09

– 18/01 – terça-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 04/09

– 19/01 – quarta-feira – 9h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 06/09

A imunização segue no Centro Esportivo do Trabalhador, localizado na Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova 2 e a convocação já está disponível no e-mail cadastrado na plataforma Minha Vacina e também pode ser consultada através do link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a dose adicional é autorizada pelo Ministério da Saúde, faz parte do Plano Nacional de Imunização e garante ainda mais proteção contra o Novo Coronavírus.

Para receber qualquer dose da vacina contra a Covid-19 em Indaiatuba é preciso apresentar na entrada do Centro Esportivo, o QRcode de convocação, um documento com foto (RG, CPF ou CNH) e um comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz).

Os convocados devem comparecer ao local de vacinação, sempre respeitando o horário e o dia, para que sejam evitadas filas.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp Saúde (19) 9 9779-3856.

Serviço

Vacinação Covid-19

Local: Centro Esportivo do Trabalhador – Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova 2

Obrigatório: Documento com foto (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) e QRcode de convocação.

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Destaque

Familiares, amigos e população fazem corrente de oração em volta de hospital em Indaiatuba

Artigo

em

Por

Família pede orações para bebê que está internado na UTI em estado grave em Indaiatuba

Imagens de pessoas reunidas rezando em torno do hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) em Indaiatuba têm se multiplicado em redes sociais nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM

Com as mãos estendidas ou encostadas na estrutura da unidade de saúde, familiares, amigos e população em geral pedem em orações pela recuperação de um bebê de 11 meses que está na UTI em Indaiatuba, após uma queda acidental.

Lucas Henrique Lima, está completando 11 meses nesta segunda-feira (17). Ele caiu no dia 04 de Janeiro e bateu a cabeça, foi levado em estado grave para o hospital e passou por cirurgia.

💙🙏A FAMÍLIA SE UNIU COM OUTRAS PESSOAS EM ORAÇÃO PELA RECUPERAÇÃO DE LUCAS E AOS POUCOS ELE ESTÁ TENDO MELHORAS SIGNIFICATIVAS 🙏

✅➡️O PODER DA ORAÇÃO!!! 🙏

✅➡️VEJA O QUE POSTOU A TIA DO BEBÊ ( IRMÃ DO PAI DE LUCAS) NAS REDES SOCIAIS:

💬 “Meu sobrinho Lucas que vai completar 11 meses agora dia 17, caiu e bateu a cabeça, no dia 04/01.

Lucas teve que fazer uma cirurgia de emergência, desde então ele se encontra na UTI em coma induzido, seu quadro clínico é grave, do lado direito do cérebro tem um veia que está obstruída, impedindo o fluxo de sangue.

Meus amigos creio que Deus tudo pode fazer, nada é impossível, onde a medicina não consegue ir, tenho fé que ele fará.

Nossa corrente de oração por ele já está enorme, mais peço a vocês, para nos unir em oração, coloque meu sobrinho em suas orações, nos grupos da igreja, dê o nome dele, Lucas Henrique Lima, para seu pastor, pastora, padre, não importa, nosso Deus é um só.
Vamos alcançar um milagre com nossas orações. Eu creio em milagres, e tenho certeza que viveremos esse milagre.”, completou a tia do pequeno Lucas.”…

🙏Veja algumas imagens que nos foram enviadas para compartilhar.. são pessoas unidas pela fé.. pedindo a Deus 🙏💙a recuperação do bebê Lucas…

✅➡️Com certeza vale a pena compartilhar… Fé em Deus 🙏 que Lucas voltará para sua família com a saúde restabelecida..

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 47 minutos

Homem mata esposa, sogra e filha de 3 anos com golpes de pá

Um homem matou a esposa, sogra e a filha de 3 anos  com golpes de pá  em Campinas. Ele foi preso...

DestaqueAtualizado há 3 horas

Recém-nascido morre após ser atacado por pitbull enquanto dormia

Um recém-nascido de 21 dias morreu após ser atacado por pit bull na tarde desta segunda-feira (17). O caso aconteceu...

BrasilAtualizado há 12 horas

Pela terceira vez Luciano Szafir testa positivo para Covid

Pela terceira vez, o ator Luciano Szafir testou positivo para Covid-19. Da última vez, Szafir ficou internado por pouco mais...

DestaqueAtualizado há 12 horas

🙏Boa Notícia: Bebê que está na UTI apresenta melhoras em Indaiatuba

O bebê de onze meses que sofreu uma queda acidental e bateu a cabeça no último dia (04) de Janeiro,...

DestaqueAtualizado há 13 horas

Mercedes Benz abre processo seletivo pela internet para trabalho e estágio em Campinas

Você já pensou em uma empresa que se preocupa em construir o futuro da mobilidade segura e sustentável, para todos que movem o mundo?  Você se identifica...

DestaqueAtualizado há 20 horas

Honda abre inscrições para seu programa de empregos

As inscrições nos processos seletivos de 2022 são válidas de 13/jan a 07/fev, para trabalho nas cidades de Sumaré, Indaiatuba...

DestaqueAtualizado há 23 horas

Indaiatuba está com 191 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A maioria das oportunidades são para Rede de Supermercados e tem como pré-requisito o Ensino Médio completo Devido ao grande...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Multinacional Toyota abre inscrições para empregos na área de produção em Indaiatuba

Vagas de emprego novas para Industria Toyota em Indaiatuba. Profissional atuará na área de produção. O começo do ano pode apresentar boas oportunidades...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Familiares, amigos e população fazem corrente de oração em volta de hospital em Indaiatuba

Família pede orações para bebê que está internado na UTI em estado grave em Indaiatuba Imagens de pessoas reunidas rezando...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Apenas 27 mil pontos: TudoAzul tem voos de Campinas para Miami e Orlando

O TudoAzul está com boas tarifas nas passagens aéreas para viajar com pontos para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos....

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS