Connect with us

Notícias

Senai abre quatro turmas para curso de técnicas de geração de energia solar fotovoltaica para novembro

Artigo

em

  • Publicação: 13/10/2021 10:58h
  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 1234

A Secretaria de Governo de Indaiatuba, por meio do Sebrae Aqui e em parceria com o Senai, abre inscrições para o curso On-line e gratuito de “Técnicas de geração de energia solar fotovoltaica”. Serão disponibilizados quatro grupos nas datas de 03/11 a 10/11 e 10/11 a 18/11, das 13h às 17h. Já nas aulas dos dias 23/11 a 30/11 e de 30 a 07/12 o horário será das 18h às 22h. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira e cada turma contará com 16 vagas.

O objetivo é que os alunos desenvolvam competências para orientar sobre os sistemas de energia Solar Fotovoltaica. A fim de diagnosticar fatores de consumo de energia e propor soluções de acordo com normas e determinações dos órgãos regulamentadores.

As inscrições devem ser realizadas no link: https://www.sympla.com.br/tecnicas-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica—senaisebrae-3390–3391–3392–3393__1368542. O curso é destinado para pessoas maiores de 18 anos. Mais informações, entrar em contato pelo telefone (19) 3834-9272.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Energia Solar

• Aproveitamento da energia solar

• Aplicações da energia solar,

• Principais características dos raios solares;

• Captação da radiação solar;

• Módulos Solares fotovoltaicos

• Modelos e tipos, e estrutura de construção;

• Funcionamento do módulo solar;

• Captação da luz radiante;

• Calcular Módulos fotovoltaicos

• Principais características;

• Posicionamento;

• Dimensionamento;

• Dimensionar Sistemas Solares Fotovoltaicos (On Grid e Off Grid)

• Módulos solares;

• Reguladores de carga;

• Acumuladores de Energia;

• Inversores;

• Sistemas On Grid e Off Grid ;

• Caixa de junção (string box) DC e AC;

• Normas e Organismos regulamentadores.

SERVIÇOS:

DATAS: 3/11 a 10/11 (Segunda a sexta-feira).

10/11 a 18/11 (Segunda a sexta-feira).

23/11 a 30/11 (Segunda a sexta-feira).

30 a 7/12 (Segunda a sexta-feira).

HORÁRIO: das 13 às 17h

INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/tecnicas-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica—senaisebrae-3390–3391–3392–3393__1368542.

TELEFONE: (19) 3834-9272.

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE

Notícias

Laboratório de Águas do Saae passa por auditoria da Norma ISO 17025

Artigo

em

Por

  • Publicação: 27/10/2021 12:13h
  • Redator(es): DCS Saae
  • Release N.º: 1313

O Laboratório de Águas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), foi novamente parabenizado pela excelência do trabalho executado, no encerramento da auditoria e avaliação feita pela Coordenação Geral de Acreditação – CGRE, para manutenção da acreditação para a revalidação do Sistema de Gestão de Qualidade da ISO 17025, norma vigente em nossos laboratórios, que garante a acreditação das análises realizadas. A auditoria foi realizada no período nesta semana (18 a 22 de outubro), de forma remota, respeitando as regras impostas pela Pandemia da COVID-19.

A auditoria ocorre a cada dois anos e a última foi em 2019. Os auditores recomendaram a manutenção e elogiaram e parabenizaram a gestão, direção e toda equipe do Laboratório. Foram identificadas sete inconformidades, o que é considerado normal por se tratar de documentações, lembrando que em 2019 foram 11 inconformidades.

O processo foi conduzido pelo Auditor líder, Luiz Carlos Luchini e pela Auditora Especialista, Rosemeire Alves Laganaro. Esse procedimento tem como objetivo assegurar a melhoria continua dos trabalhos desenvolvidos. Essa auditoria é um requisito básico da norma.

A auditoria examina se estão sendo cumpridas as normas de qualidade e segurança, à eficiência operacional e aos aspectos de controle de suas metodologias, para isso uma série de documentos são criados para o atendimento da norma de qualidade utilizada (POP), para garantir que sejam realizados sempre da maneira como foram definidos, sem falhas.

O superintendente do Saae, o engenheiro Pedro Claudio Salla, ressaltou que é de extrema importância contar com um bom método para reconhecer falhas e promover melhorias, e assim poder atender a população com maior eficiência.

Um laboratório precisa atender ao exigido pela legislação e ao mesmo tempo seguir o que determinam os padrões científicos e isso não pode ser feito de forma subjetiva, sem o devido controle. Dentre outras ações tomadas, é necessário verificar se o laboratório está de acordo com os padrões de organizações especializadas em normatização, no nosso caso, o INMETRO. O selo de acreditação emitido pelo INMETRO certifica que o laboratório executa suas atividades com precisão e seus resultados possuem alta qualidade.

Implantação do Sistema de Qualidade

Em Maio/2008 foi realizada a primeira auditoria externa no Laboratório de Águas do Saae – Indaiatuba, pela sra. Consuelo (auditora da REMESP e especialista em acreditação pelo INMETRO), para verificar a situação do Laboratório. A partir daí, foi solicitada a contratação de consultoria que pudesse acompanhar e desenvolver esse projeto até sua finalização.

Em 27 de Setembro de 2010 o Laboratório de Águas obteve sua acreditação pelo INMETRO: CRL 0451.

NORMA ISO/IEC

São os requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios. A norma é publicada internacionalmente pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC).

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar entrega termos de quitação do CDHU para mutuários

Artigo

em

Por

  • Publicação: 27/10/2021 11:51h
  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 1311

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Habitação, realizou a entrega dos termos de quitação CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). As pessoas que já liquidaram os débitos junto ao conjunto habitacional compareceram na tarde desta terça-feira (26), no auditório da Prefeitura às 17h30, com as documentações em mãos.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Nilson Gaspar, o secretário da Habitação, Osni Wulf e o presidente da Câmara, Jorge Luiz Lepisnk. O atendimento seguiu todos os protocolos sanitários quanto à pandemia de Covid-19, sendo disponibilizado o álcool em gel e o distanciamento exigido.

O prefeito Nilson Gaspar atentou as pessoas presentes sobre a importância de registrar a escritura. “Às vezes a gente não dá importância e deixa para depois. Depois fica difícil para você regularizar a situação do seu imóvel. Mas, hoje vocês estão tendo a oportunidade de pegar esse documento e ir lá ao cartório de registros que tem um preço diferenciado, por conta da isenção de ITBI que nós fizemos para as moradias construídas em parceria com a Prefeitura. Tem que fazer esse último esforço”, ressaltou.

O secretário da Habitação, Osni Wulf, reforça a importância de estar com a escritura em mãos “Sem a escritura em mãos, vocês continuam não sendo donos. É a lei brasileira que fala isso e tem muito tramitado e julgado. Então, é preciso fazer o esforço para registrar seu imóvel”.

O próximo passo, depois do termo de quitação, é o registro da escritura. E, em seguida a propriedade será transferida para o nome do comprador. De acordo com o presidente da Câmara, Jorge Luiz Lepinsk, os mutuários têm muitas facilidades para ter a sua escritura em mãos “O preço que vocês vão pagar no registro é bem mais barato do que um imóvel normal. Além disso, com a lei de isenção do ITBI se torna mais fácil para vocês obterem um valor ainda mais acessível e consigam lavrar a escritura e depois registrar seu imóvel ”.

Notícias relacionadas

Com informações Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Destaque

Indaiatuba sedia a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Artigo

em

Por

Neste ano, o maior evento da raça irá distribuir R$ 350 mil em prêmios entre os melhores colocados de oito modalidades diferentes.

40 anos de história! Foi em 1982 que a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) começou a escrever as primeiras páginas do maior evento da raça no país. Ou seja, da Exposição Nacional do Cavalo Árabe. Do Parque da Água Funda, na capital paulista – palco da estreia do evento – ao Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP, que, em 2021 receberá a 40ª edição, de 10 a 14 de novembro, em total clima de celebração.“Celebrar 40 anos de Nacional é celebrar 40 anos de muita história!”, diz Rodrigo Forte, presidente da ABCCA. ” Trata-se de um evento grandioso, complexo de organizar, o maior evento da raça na América Latina e um dos mais importantes do mundo”.Forte lembra que os principais objetivos de uma exposição são o fomento e a seleção dos melhores cavalos da raça. O que, consequentemente, direciona os criadores na reprodução. Por conta disso, as 39 edições da Exposição Nacional contribuíram historicamente para esses objetivos e, consequentemente, com a evolução do Cavalo Árabe.

LEIA TAMBÉM

“Ademais, as Nacionais sempre mostram o Cavalo Árabe em suas diversas facetas, não somente no halter, mas especialmente mostrando a sua versatilidade nas diversas categorias montadas. Queremos mais do que nunca reforçar essa versatilidade e qualidades da raça para o grande público”, reforça o presidente da ABCCA.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 3 horas

Ecopack Brasil está contratando Assistente em Indaiatuba

Faça parte do Time Ecopack Brasil! Buscamos um Assistente de Compras com as seguintes especificações: LEIA TAMBÉM Laboratório de Águas...

DestaqueAtualizado há 3 horas

Indaiatuba sedia a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Neste ano, o maior evento da raça irá distribuir R$ 350 mil em prêmios entre os melhores colocados de oito...

DestaqueAtualizado há 5 horas

EY abre processo seletivo pela internet para 50 oportunidades de trabalho em Campinas

Somos líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Estamos comprometidos com a diversidade e a igualdade...

DestaqueAtualizado há 6 horas

Multinacional Manpower abre processo seletivo para trabalho; Salário até 3.449

A Manpower está com oportunidade para duas vagas de emprego na região de Itu: e ANALISTA DE TRANSPORTE JR e Eletricista...

DestaqueAtualizado há 21 horas

G.OX seleciona funcionários para trabalho e estágio em Indaiatuba

A G.OX Academia de Musculação e Ginastica especializada em qualidade de vida e saúde, está com oportunidades de emprego e...

DestaqueAtualizado há 21 horas

Azul vai retomar voos para Orlando a partir de dezembro

A Azul divulgou que vai retomar os voos entre Campinas e Orlando a partir de 1º de dezembro de 2021....

DestaqueAtualizado há 22 horas

Governo anuncia em Indaiatuba investimento de R$ 70 milhões em barragem do rio Piraí

O Governador em exercício Rodrigo Garcia apresentou nesta terça-feira (26), em Indaiatuba, detalhes sobre a criação de uma nova barragem...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Segunda aeronave da Azul em homenagem aos 50 anos da Disney é flagrada

A320 pintado de vermelho com bolinhas brancas, a roupa utilizada pela Minnie Mouse (Mathias Duber/Twitter) A segunda aeronave da Azul...

DestaqueAtualizado há 1 dia

SESI abre inscrições para vagas no Infantil, Fundamental e Médio nesta terça-feira

A partir das 8 horas da manhã desta terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, estarão abertas as inscrições para...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Multinacional Valeo abre processo seletivo para área de produção e estágio

A Valeo é um fornecedor automotivo, parceiro de todas as montadoras do mundo. Como empresa de tecnologia, a Valeo propõe...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS