De acordo com um levantamento realizado pelo site Vagas.com, os trabalhadores negros são minoria nos cargos de suporte, média e alta gestão. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que 47,6% das posições operacionais e 11,4% de áreas técnicas são ocupadas por pessoas pretas ou pardas.

Já nos cargos de diretoria e de alta e média gestão, por exemplo, a participação cai para 0,7%. Para brancos, indígenas e amarelos, a proporção é de 2%.

LEIA TAMBÉM

Na pesquisa, também é apresentado que pessoas brancas ocupam 35% dos cargos operacionais, que é a menor presença verificada nessa parte do levantamento. Nas posições de plenos, sêniores e de gerência, e até de estágio, pessoas brancas têm o maior percentual de participação. Os cargos de supervisão, coordenação e trainee são representados em maioria por pessoas amarelas.

Gráfico de participação em cargos

Participação em cargos — Foto: Economia/G1

“São dados extremamente alarmantes e que comprovam a clara presença do racismo no mercado de trabalho. Os números mostram que esse público é totalmente discriminado, tendo mais espaço em cargos operacionais”, aponta Renan Batistela, integrante do comitê de Diversidade & Inclusão da Vagas.com.

Escolaridade

No quesito escolaridade, pessoas negras que declaram nível superior se aproximam de pessoas brancas e amarelas. Além disso, o número de negros com ensino fundamental, médio e profissionalizante supera os outros dois grupos. De acordo com Batistela, isso deixa mais claro a discriminação no mercado de trabalho.

“Essa discrepância fica ainda mais notória quando analisamos o nível de graduação de todas as raças, comprovando que há uma clara distinção de oportunidades para os negros, especialmente em posições de suporte e gestão.”

Em pós-graduação, pessoas negras representam apenas 8,8%. É a menor taxa de participação dentre os grupos.

Leia também:

Informações são do G1.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Oportunidade
Comentários estão fechados.

Leia também

Com prefácio de Flávio Augusto, livro traz diversos insights sobre negócios e gestão

Com prefácio de Flávio Augusto, livro traz diversos insights sobre negócios e gestão Por A…