Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Quer uma receita especial de petisco bem brasileiro? O Arroz Tio João nos ensina a preparar bolinho de arroz com carne seca, uma delícia!

Ingredientes
Bolinho
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de Arroz Tio João (170 g)
1 folha de louro
1 ramo de tomilho lavado
1 ½ colher (chá) de sal
2 ovos
250 g de carne-seca dessalgada e desfiada
½ cebola picada finamente (60 g)
2 ramos de coentro lavados e picados
120 g de queijo meia-cura

Molho
3 tomates (510 g)
1 cebola pequena (70 g)
1 dente de alho
1 ½ colher (chá) de sal
¼ de pimenta dedo-de-moça sem sementes
½ colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de ketchup
½ colher (sopa) de molho inglês
1 ramo de coentro lavado e picado

Fritura
2 xícaras (chá) de óleo (400 ml)

Modo de Preparo
Bolinho
Aqueça o óleo em uma panela pequena por 1 minuto em fogo alto, junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente, o louro, o tomilho e o sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção (cozimento).
Coloque o arroz cozido em uma travessa e, com o auxílio de um garfo, amasse um terço dos grãos para ajudar a dar liga aos bolinhos. Junte os ovos, a carne-seca, a cebola, o coentro e o queijo e misture bem.

Molho
Bata no liqüidificador os tomates, a cebola, o alho, o sal e a pimenta até formar uma mistura homogênea. Coe passando para uma panela, acrescente o açúcar, o ketchup e o molho inglês e, em fogo baixo, aqueça o molho por cerca de 10 minutos para ficar mais encorpado. Apague o fogo e acrescente o coentro.

Para fritar os bolinhos
Em uma panela pequena, aqueça o óleo por cerca de 8 minutos em fogo alto. Enquanto isso, use uma colher (sopa) como medida para fazer os bolinhos e, com as mãos, faça bolinhas de arroz. Frite 3 a 4 unidades por vez por cerca de 4 minutos ou até que estejam levemente douradas. Retire-as com o auxílio de uma escumadeira e coloque-as em uma travessa com papel-toalha para que fiquem bem sequinhas. Sirva em seguida junto com o molho.

Dica: aproveite as sobras de arroz cozido para fazer estes bolinhos.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

  • Crostata de figos brancos orgânicos

    Esta receita de Crostata de Figos Brancos Orgânicos é da chef Biba Retamozo da grife de do…
  • Peixe empanado com molho tártaro

    Que tal preparar um peixe com molho tártaro para o almoço, janta ou para o final de semana…
  • Caipirinha Cinira

    A receita da caipirinha Cinira, que faz parte da carta de caipirinhas do Rei do Picadinho,…
Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Orquestra Jovem está com inscrições abertas para aulas de musicalização

Notícias Orquestra Jovem está com inscrições abertas para aulas de musicalização Publicaçã…