Terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Reprodução/EPTVTerminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV

Terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou queda no número de importações e exportações no acumulado dos nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura.

De acordo com o balanço, de janeiro a setembro deste ano o Terminal de Cargas do aeroporto exportou 47,1 mil toneladas, enquanto no mesmo período de 2018 a movimentação para fora do Brasil foi de 84,1 mil toneladas. A redução foi de 27,1%.

Já nas importações, a queda foi de 14,4%. Nos nove meses de 2019, o Aeroporto de Viracopos recebeu 86,8 mil toneladas de carga, contra 136,2 mil de janeiro a setembro do ano passado.

Segundo os dados da concessionária Aeroportos Brasil, o valor consolidado das remessas expressas também caíram 11,6% e passaram de 6 mil para 4 mil toneladas em um ano.

A concessionária Aeroportos Brasil informou que a diminuição do volume de cargas está diretamente ligada à queda do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e regional. Além disso, a redução no potencial de investimento das indústrias, que gerou o maior número de demissões dos últimos sete anos em agosto na região de Campinas, também contribuiu para a mudança.

Indefinição

O aeroporto vive uma situação de indefinição em relação ao futuro. Em recuperação judicial, a concessionária estuda a possibilidade de relicitação por conta de dívidas acumuladas durante os sete anos de concessão. Clique aqui e entenda em detalhes a crise do terminal.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

John Deere paralisa fábricas no Brasil; Centro de Peças segue operando

Em razão da pandemia de coronavírus, a fabricante de máquinas agrícolas John Deere informo…