Boeing 747-400F da Kalitta Air no pátio de Viracopos




Alavancado pelos aumentos das movimentações na importação, exportação, cargas nacionais e remessas expressas, o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) registrou alta de 68,2% no total de toneladas de carga processada no mês de março em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM

O resultado neste terceiro mês do ano mantém a tendência de alta neste setor do aeroporto, crescendo 24,6% em relação às 24,8 mil toneladas de carga no mês de fevereiro 2021.

Em março deste ano, foram movimentadas pelo aeroporto 30,9 mil toneladas de carga, ante 18,3 mil em março 2020, mantendo assim a tendência de crescimento apresentada ao longo do ano passado, quando o Terminal de Carga registrou recorde histórico de movimentação de carga (em peso) desde o início integral da concessão do aeroporto, em 2013.

A nova alta em março é impulsionada por setores como farmacêutico, químico metal-mecânico, vestuários, autopeças, tecnologia, entre outros, nas áreas de importação, exportação, cargas domésticas (nacionais) e remessas expressas (courier).

Importação

Na importação, a alta no peso foi de 45% no mês de março na comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 13,1 mil toneladas que chegaram ao país pelo TECA de Viracopos, ante 9,0 mil toneladas em março de 2020.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos destaca que VCP é o maior em importação de carga aérea do país, movimentando em torno de 40% de toda a carga aérea que chega ao Brasil. Em 2020, por exemplo, a participação do aeroporto foi de 38% no volume de cargas de importação aérea no Brasil.

Exportação

A exportação também apresentou bons resultados neste mês de março assim como já havia acontecido ao longo do ano passado e dos dois primeiros meses de 2021. Foi registrada uma alta de 50,5% no mês de março em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 9,0 mil toneladas de carga saindo do país por Viracopos, contra 5,9 mil toneladas em março de 2020.




Remessas expressas

Outro setor que apresentou crescimento foi o de remessas expressas (courier), de importação e exportação, com 29,8% de crescimento em março de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020. Foram movimentados 583 quilos de remessas no terceiro mês deste ano, contra 449 quilos de março de 2020.

Esse tipo de transporte geralmente refere-se a um serviço postal de entregas rápidas nacionais ou internacionais de correspondência ou encomendas (conforme limites legais quanto a peso, dimensões e valor).

Cargas nacionais

As chamadas cargas domésticas, com circulação dentro do país, apresentaram crescimento de quase 189% no mês de março em relação ao mesmo mês de 2020. Passaram pelo aeroporto 8,1 mil toneladas de carga, contra 2,8 mil toneladas movimentadas no mês de março do ano passado.

O resultado neste setor em março foi inclusive maior do que o obtido em fevereiro, que teve 6,8 mil toneladas processadas em Viracopos.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Yoki fará “Yokermesse 2021” para o público celebrar as Festas Juninas de casa

Entretenimento LEIA TAMBÉM Yoki fará “Yokermesse 2021” para o público celebrar as Festas J…