Connect with us

Região

Airbus Beluga deve trazer ao Brasil um item muito especial a bordo

Artigo

em

EXCLUSIVO

Um dos aviões mais exóticos do mundo virá ao Brasil, o Airbus Beluga, e informações dão conta de que sua carga deve ser mais especial do que se imagina.

LEIA TAMBÉM
Foto por cortesia de Clément Alloing




Como reportado previamente pelo AEROIN, a visita do avião-baleia (tanto pelo nome como pelo formato de uma baleia Beluga) da Airbus ao Brasil está programada, segundo um executivo da empresa confirmou.

Agora, mais detalhes desta operação, ainda a serem oficialmente confirmados, foram revelados ao AEROIN por uma fonte próxima da fabricante europeia, que faz aviões comerciais, caças, helicópteros e satélites.

A visita inédita do avião especial, um A300 modificado inicialmente para o transporte de asas e fuselagens entre as fábricas da Airbus na Europa e agora sendo usado para voos comerciais, ocorreria no final de julho, exatamente daqui a um mês.

O pouso do avião seria no Aeroporto Internacional de Viracopos no dia 24 de julho, um domingo, e a carga seria retirada no dia seguinte, 25. A expectativa é que a rota seja Marseille – Fortaleza – Campinas, sendo a escala no Ceará apenas para reabastecimento.

A carga seria o mais novo e tecnológico “irmão”

H160 – Imagem: Thierry Rostang – Airbus




As informações apuradas pelo AEROIN a partir da fonte apontam para um motivo do voo do Beluga ao Brasil: o helicóptero H160. É a primeira aeronave desenvolvida pela fabricante sob a marca Airbus Helicopters, que substituiu a Eurocopter quando o grupo EADS se tornou o Grupo Airbus.

É um projeto clean-sheet, ou seja, desenvolvido do zero, sem ser baseado em nenhuma plataforma anterior. O H160 é um helicóptero médio, de até 12 passageiros, sendo uma aeronave com boa capacidade para operar em plataformas marítimas, com alcance de 850 km, e também atender ao público corporativo, atingindo 277 km/h de velocidade máxima.

Ele substitui o H155 Dauphin e sua versão militar AS565 Phanter, ambas bastantes utilizadas no Brasil, por executivos, polícias, forças armadas e indústria do petróleo.

Um grande diferencial do modelo é que é o primeiro helicóptero do mundo a conseguir fazer uma decolagem assistida ou um pouso automático completo a partir de um voo pairado, apenas com dois cliques nos controles de voo. O automatismo é tão grande que o helicóptero consegue pousar mesmo com um dos motores desligados em caso de pane.

Dois coelhos numa cajadada só

Um H225 sendo carregado no Beluga – Imagem: Divulgação – Airbus




O H160 foi certificado pela ANAC em setembro passado e já foram registradas até agora três vendas do modelo no Brasil, todas para o mercado executivo, na versão ACH160 (Airbus Corporate Helicopter 160), com interior de alto luxo e conforto.

Porém, o helicóptero em si nunca veio ao Brasil, e agora deverá ser apresentado na LABACE, a feira de aviação executiva brasileira, que será realizada em São Paulo do dia 9 a 11 de agosto.

Sendo assim, a expectativa, diante das informações passadas ao AEROIN, ainda não oficiais, é de que a Airbus apresentará dois produtos de uma só vez no Brasil: o inédito Beluga e sua capacidade de transporte de grandes cargas, já disponível para contratação pelo mercado comercial, e o H160, também uma novidade, que seria carregado e transportado dentro do gigante A300 modificado.

Vale lembrar que as datas, horários e informações acima citados ainda são preliminares, dependendo de confirmação. O AEROIN trará atualizações conforme o desenvolvimento dos fatos.




PUBLICIDADE

Região

PF investiga crime de tráfico internacional de drogas por Viracopos

Artigo

em

Por

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Alta Tensão, com objetivo de aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa do tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 9ª Vara Federal de Campinas, na cidade de Munhoz de Melo (PR).

LEIA TAMBÉM

Continue lendo

Região

Polícia Federal apura crime de tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos

Artigo

em

Por

São Paulo/SP. A PF deflagrou nesta terça-feira, 09/08, a Operação SINGULAR 2, visando ao combate à criminalidade cibernética. Em virtude de modernas técnicas de investigação digital no ambiente da DEEPWEB, desenvolvidas pela própria Polícia Federal, combinadas com informações obtidas na primeira fase da investigação, cuja deflagração ocorreu em 2019, foi possível a identificação de membros de organização criminosa com abrangência nacional.

Os investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito armazenados em seus bancos de dados. Esses cartões são posteriormente vendidos em site mantido pelos investigados na própria internet. Os dados são usados para futuras compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias. O prejuízo estimado atinge a quantia de R$ 125 milhões.

LEIA TAMBÉM

Os valores obtidos com o esquema criminoso são movimentados, principalmente, em criptoativos, os quais são buscados na data de hoje como forma de descapitalizar a Organização Criminosa. Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de 3 a 8 anos de reclusão; bem como de furto qualificado, com penas de 2 a 8 anos de reclusão, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados.

Comunicação Social SR/PF/SP

[email protected]

Continue lendo

Região

Azul encerra voos de Congonhas a Fernando de Noronha e passa operar o destino em Viracopos

Artigo

em

Por

A Azul encerrou hoje (08) os voos diretos entre São Paulo (CGH) e Fernando de Noronha (FEN). A partir de amanhã (09), a companhia optou por operar a rota sem escalas para o arquipélago saindo do seu hub, em Campinas (VCP).

Azul Fernando de Noronha

LEIA TAMBÉM

Nova rota

Os voos para Fernando de Noronha partirão de Campinas às terças, quintas, sábados e domingos. No sentido contrário, as viagens sairão de Noronha e farão escalas em Recife antes de retornarem para Viracopos. A rota será cumprida com jatos Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros. Confira a programação dos voos:

Campinas (VCP) x Fernando de Noronha (FEN)
Horário de saída: 8h50
Horário de chegada: 13h40
Dias de operação: Terças, quintas, sábados e domingos

Fernando de Noronha (FEN) x Campinas (VCP)
Horário de saída: 14h35
Horário de chegada em Recife: 14h40
Horário de saída de Recife: 15h30
Horário de chegada em Viracopos: 18h55
Dias de operação: Terças, quintas, sábados e domingos


Operação pode se tornar diária

A expectativa é de que a rota se torne diária a partir de dezembro, de acordo com Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul. O executivo destacou que “a nova rota vai trazer mais conectividade aos clientes, já que Viracopos é a nossa principal base de operações e nosso aeroporto com mais conexões, de onde o passageiro pode se conectar a toda malha nacional e internacional da Azul”.


A operação incrementa ainda mais a malha aérea da Azul em Campinas, que já conta com voos para 64 destinos nacionais, além de 3 internacionais. Na média, são 156 voos diários.

O que achou da novidade? As vendas de passagens já estão disponíveis em todas as plataformas oficiais da companhia, incluindo o site da Azul.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 7 horas

Esporte abre inscrições para novas vagas do Departamento de Lazer no Complexo da Cecap

Interessados devem ter mais de 16 anos e comparecer ao novo polo no dia 19 de agosto, das 9h às...

DestaqueAtualizado há 8 horas

Prefeito Nilson Gaspar participa de cerimônia de Juramento à Bandeira

640 jovens receberam o certificado de dispensa do Serviço Militar 09/08/2022 15:28h LEIA TAMBÉM Promoção Dia dos Pais Divertido Bruno...

DestaqueAtualizado há 9 horas

Escolas municipais realizam trabalhos comemorativos ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Temática é trabalhada de forma interdisciplinar e como Tema Transversal na Rede Municipal 09/08/2022 15:02h LEIA TAMBÉM Promoção Dia dos...

DestaqueAtualizado há 11 horas

Força Tática apreende mais de 50kg de drogas em Indaiatuba

Droga foi apreendida em uma chácara de uma Idosa de 82 anos. A Força Tática apreendeu cerca de 50 quilos...

DestaqueAtualizado há 12 horas

Secretaria de Serviços Urbanos instala ilha ecológica na alça de acesso do Paço Municipal

Ponto deve ser usado para depositar materiais recicláveis como vidro, metal, papel e plástico 09/08/2022 12:00h LEIA TAMBÉM Promoção Dia...

DestaqueAtualizado há 13 horas

Atendimentos Odontológicos passam a acontecer em horário estendido na UBS da Cecap

Consultas acontecerão através de agendamentos de segunda a sexta-feira até às 22h 09/08/2022 10:52h LEIA TAMBÉM Promoção Dia dos Pais...

DestaqueAtualizado há 14 horas

Homem é preso pela Guarda Civil de Indaiatuba após furtar ferramenta na área central

Durante a abordagem, guardas civis descobriram outro furto que o homem tinha cometido 09/08/2022 10:02h LEIA TAMBÉM Promoção Dia dos...

DestaqueAtualizado há 17 horas

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Rodovia Vinhedo a Viracopos é interditada devido incêndio em casas

A Rodovia Miguel Melhado Campos, Vinhedo a Viracopos (SP 324) ficou interditada na tarde desta segunda-feira (08) no Km 89,5...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Homem é baleado após discussão familiar pelo cunhado em Indaiatuba

Uma discussão familiar terminou com um homem sendo baleado e ferido. O crime aconteceu na tarde do último domingo (7)...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS