Por Daniel Nápoli e André Roedel

Policiais militares fecharam loterias na manhã desta segunda (Foto: João Vitor)

Nesta segunda-feira (30), em Itu e diversos outros municípios pelo Estado, quem saiu de suas residências para efetuar algum tipo de pagamento ou fazer seu jogo na loteria “deu com a cara na porta”, uma vez que as casas lotéricas da cidade, respeitando decisão judicial (leia mais abaixo), se encontravam fechadas. As que abriram, foram fechadas pela Polícia Militar.

Aviso em frente a uma loteria localizada no Rancho Grande
(Foto: João Vitor)

Ao Periscópio, Osni Fabrício da Silva, sócio-proprietário de uma lotérica localizada no Plaza Shopping Itu, se mostrou contrário a decisão, apontando que o fechamento das lotéricas irá sobrecarregar as agências bancárias. “São seis lotéricas e três Caixas Econômicas, ou seja, três agências não suportam o atendimento popular”.

Osni reforça: “Um grande número de pessoas vai ficar em um único lugar, sendo que isso poderia ser mais distribuído se as loterias funcionassem normalmente. Lotéricas tem vidro protetor para atendimento aos clientes, assim existe uma barreira entre a funcionária e o cliente. Minha opinião por questão até humanitária é que as lotéricas deveriam funcionar normalmente”.

Fila na Caixa do Centro de Itu (Foto: Arquivo pessoal)

Para complementar seus argumentos, Osni enviou ao JP uma foto tirada nas proximidades da agência da Caixa situada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Itu, por volta das 13h30. A enorme fila, como pode ser observada, não respeita a distância de 1 metro, 1,5 metro, entre uma pessoa e outra, constantemente divulgada e orientada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A reportagem também verificou filas em bancos e reclamações de clientes. “Como vou fazer para pagar essa conta?”, questionou-se um dos ouvidos, que não se identificou.

Pagamentos
Nem todos os bancos aceitam certas contas. A CIS (Companhia Ituana de Saneamento), por exemplo, possui convênio para recebimento de contas via internet banking, caixa eletrônico e débito automático com os seguintes bancos: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Santander).

Os bancos, por sua vez, orientam que os clientes evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências pelo Brasil realizam o atendimento ao público pelo período mínimo das 10h às 14h, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do coronavírus. Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas com deficiências, o atendimento é das 9h às 10h.

Decisão judicial
Após o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) colocar em decreto que igrejas, escolas, templos religiosos e casas lotéricas são serviços essenciais, o juiz federal da 1ª Vara de Dique de Caxias-RJ, Dr. Márcio Santoro Rocha, determinou que o mesmo não tem mais validade.

A derrubada do decreto presidencial tem validade em todo o território nacional, enquanto estiver vigente quarentena devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “O acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas”, escreveu o juiz federal na decisão, conforme publicação do  jornal “O Globo”.

Rocha ainda escreve na decisão que é “nítido que o decreto [de Bolsonaro] coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento da curva de casos da Covid-19, que são fatos notórios e amplamente noticiados pela imprensa, que vem, registre-se, desempenhando com maestria e isenção seu direito de informar”.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Prefeitura confirma 17º óbito por Covid-19 na cidade de Itu

A Secretaria Municipal de Saúde informou em novo boletim nesta quarta-feira (27) que a cid…