Bernardin foi preso quando desembarcou em Viracopos (Foto: Luciano Claudino/Código 19) O ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin, foi preso na tarde desta quinta-feira (22) por agentes da Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos. Ele é um dos alvos da terceira fase da Operação Ouro Verde, deflagrada hoje, que apura o desvio de verbas públicas no Hospital Ouro Verde.  

LEIA MAIS 
Investigação contra Jonas segue na Procuradoria, diz MP
Vereador formaliza pedido de abertura de CP contra Jonas
Ouro Verde: Gaeco mira Prefeitura e prende dono do grupo RAC
Confira quem são os presos na 3ª fase da Ouro Verde
Áudios revelam dono do Correio Popular pedindo ataque à oposição; ouça
Jonas exonera secretário Silvio Bernardin do cargo
 

Bernardin estava em Brasília, onde participou ontem (21) de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, para pedir cooperação com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) no processo de pagamento de precatórios dos municípios. Silvio representou o prefeito Jonas Donizette (PSB) na reunião. 

Bernardin foi detido e levado para a sede da PF em Viracopos. Depois, deve seguir para aSegunda Delegacia Seccional. Braço direito de Jonas, Bernardin foi secretário de Administração no primeiro mandato do peessebista. Era o responsável por todas as licitações e contratos do governo. Atualmente ocupava a Secretaria de Assuntos Jurídicos. 

Quando seu nome foi envolvido nas denúncias de desvio no Hospital Ouro Verde, ele prestou esclarecimentos na Câmara e negou que participado de qualquer esquema de desvio de recursos ou favorecimento.

EXONERAÇÃO

Mais cedo, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), informou que Bernardin pediu exoneração de seu cargo. Em nota, o governo alega que a demissão ocorreu para que o agora ex-secretário possa exercer “o direito inalienável de todo cidadão garantido pela Constituição Federal de amplo direito de defesa”.  

OUTRO LADO 

A reportagem tentou contato com Bernardin e seu advogado, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Prefeitura confirma 17º óbito por Covid-19 na cidade de Itu

A Secretaria Municipal de Saúde informou em novo boletim nesta quarta-feira (27) que a cid…