Connect with us

Região

Campo Grande e Ouro Verde recebem 30 abrigos “andorinha”

Artigo

em

A qualificação dos pontos de embarque de passageiros do transporte público coletivo começou a ser estendida para os bairros da cidade. No final de outubro, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciaram a instalação do chamado abrigo “andorinha”. Trinta unidades do equipamento foram implantadas nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde, dando mais conforto e segurança aos usuários. 

Foram 15 abrigos instalados no Campo Grande, em 12 vias localizadas nos bairros Satélite Íris, Jardim Florence I e II, Jardim Rossin, Residencial Cosmos, Jardim Nova Esperança e Jardim Santa Rosa. Outros 15 equipamentos foram implantados no Ouro Verde, em 12 vias localizadas nos bairros DIC I (Conjunto Habitacional Monsenhor Luiz Fernando Abreu), DIC III (Conjunto Habitacional Ruy Novaes), DIC IV (Conjunto Habitacional Lech Walesa), DIC V (Conjunto Habitacional Chico Mendes), Parque Universitário de Viracopos, Jardim São Pedro de Viracopos e Jardim Melina I. 


Os pontos de embarque atendidos não contavam com abrigos, sendo demarcados por pontaletes. Dessa forma, os novos mobiliários ampliaram o conforto na espera pelo ônibus e transformaram a paisagem urbana nestes locais.

LEIA TAMBÉM

Chamado de “andorinha”, em alusão a um dos símbolos de Campinas, o novo modelo de abrigo foi lançado pelo prefeito Dário Saadi, em setembro, quando houve a apresentação da unidade instalada na área interna da sede da Emdec, na Vila Industrial. 

No total, 100 abrigos “andorinha” serão levados a nove áreas descentralizadas da cidade. Os 70 equipamentos restantes serão implantados, gradativamente, em outras sete regiões: Amarais, Anhumas, Barão Geraldo, Nova Aparecida, Sousas, Região Sudeste e Viracopos. 

A escolha dos locais considera a demanda de usuários do transporte público, além da proximidade de escolas ou postos de saúde. A instalação é feita por empresa privada, como compensação ao município pela instalação de empreendimento imobiliário. 

 

 

 


A iniciativa é parte da expansão do programa de abrigos adotado pela Setransp e pela Emdec, que busca solucionar a demanda atual de pontos sem cobertura. São 1,5 mil pontos de embarque, que apresentam maior demanda de usuários, sem abrigos. Desse total, cerca de 1,1 mil estão localizados em vias pavimentadas e terão a implantação de abrigos priorizada. 

“Este é mais um projeto que colocamos em prática em curto espaço de tempo para melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo. Estamos levando conforto e acessibilidade às regiões mais afastadas do centro da cidade”, destacou o secretário de Transportes, Vinicius Riverete.  

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, reforçou que a iniciativa “qualifica o transporte público coletivo, desde o início do trajeto do usuário. E se soma à série de melhorias que estamos realizando no transporte público, que vão desde a ampliação das faixas exclusivas de ônibus até a revitalização de terminais urbanos”.  

Características
O abrigo possui estrutura metálica e bancos de concreto, com três assentos, sendo um deles destinado às pessoas obesas. A implantação inclui ainda adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade (espaço delimitado para cadeirantes, sinalização tátil de alerta e piso direcional). A identificação visual do ponto relaciona as linhas que fazem o atendimento, facilitando a consulta dos usuários.

Abrigos padrão “Glicério”
Além do lote de 100 novos equipamentos, a Setransp e a Emdec já implantaram, entre os meses de janeiro e setembro, 84 novos abrigos, com padrão visual semelhante aos da Avenida Francisco Glicério. Foram 42 novos abrigos implantados por meio de concessão pública, na região central e principais corredores do transporte público coletivo. Outros 42 foram viabilizados por meio de contrapartidas de polos geradores de tráfego, beneficiando diversas regiões da cidade.   

PUBLICIDADE

Região

Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez

Artigo

em

Por

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, controladora do aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, divulgou os resultados financeiros de 2021, reportando lucro líquido de R$ 276 milhões, revertendo o prejuízo registrado no ano anterior, de R$ 322 milhões.

Foi a primeira vez que a concessionária finalizou o ano no azul desde que assumiu a gestão de VCP, em 2013. “Apesar do recrudescimento da pandemia da covid-19 no primeiro semestre de 2021, (…) a concessionária conseguiu reverter a situação e apresentar um ótimo resultado operacional”, segundo nota divulgada na última quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM

Ainda segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, o resultado irá possibilitar a antecipação do pagamento de parcelas do empréstimo de longo prazo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), no início da concessão, e que as negociações nesse sentido já estariam em estágio avançado.

Em julho de 2017, a concessionária anunciou a devolução da gestão do aeroporto para o Governo Federal, alegando ter sido impactada pela crise macroeconômica daquele período, quando obteve 40% do esperado em movimentação de cargas. 

O novo leilão está previsto para 2024, em conjunto com os terminais de Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, e de Natal (NAT), no Rio Grande do Norte.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Continue lendo

Região

Voo inédito de jumbo islandês pousará em aeroporto brasileiro com carga postal

Artigo

em

Por




EXCLUSIVO – Nos próximos dias, a empresa Air Atlanta Icelandic, com sede na Islândia, fará um inédito voo ligando a China ao Brasil com uma carga para os Correios. As informações foram compartilhadas com o AEROIN por uma fonte próxima da operação. É esperado que o voo tenha São Paulo como destino e seja operado por um Boeing 747-400F. Os horários ainda serão confirmados.

LEIA TAMBÉM

Apesar de não ser a primeira vez que a empresa opera no Brasil, já que ela fez um voo ao Rio de Janeiro em 2018, segundo dados da ANAC, a operação desta vez é inédita e partirá de Hong Kong para ter um dos aeroportos paulistas como destino (Guarulhos ou Viracopos, a confirmar). A programação deve estar disponível em breve.

Especializada em fretamentos e aluguel de aeronaves a outras operadoras, a Air Atlanta Icelandic é uma tradicional empresa europeia, fundada em 1986 e com 16 aviões na frota, sendo 13 Boeings 747-400F. Recentemente, a empresa revelou planos de voltar ao transporte de passageiros, mas não detalhou se através de aluguéis de aeronaves ou com voos próprios.

Quando a programação estiver disponível, o AEROIN informará.




Continue lendo

Região

Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo

O serviço de alimentação a bordo de aviões será liberado em voos domésticos neste domingo (22) após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As companhias Gol e Azul informaram que retomarão o serviço já no domingo, enquanto a Latam voltará a oferecê-lo em 1º de junho.

A Gol disse que, no domingo, o atendimento ficará disponível em voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em 1º de junho, ele será disponibilizado em voos que saem de Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). A operação estará disponível em todos os voos domésticos da empresa a partir de 16 de junho.

“Seguindo as determinações da Anvisa por conta da pandemia da Covid-19, a Gol oferecia, desde dezembro de 2020, apenas água sob demanda nos voos nacionais”, informou. Em voos internacionais, o serviço de bordo da companhia já havia sido retomado em novembro de 2021.

A Azul anunciou que seu serviço de bordo será retomado no domingo e seguirá sem custo adicional. A empresa também afirmou que, recentemente, voltou a oferecer atividades infantis e a possibilidade do uso de chuveiros na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Já a Latam informou que voltará a oferecer snacks e bebidas gratuitamente em voos domésticos a partir de 1º de junho. A empresa planeja operar 542 voos domésticos por dia neste mês.

Uso de máscaras segue obrigatório

Apesar da liberação do serviço de bordo, a Anvisa manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. A decisão foi tomada pela diretoria da agência na última quinta-feira (12).

Na liberação do serviço de bordo, a Anvisa orientou que o atendimento seja o mais breve possível para não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos passageiros.

“Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros”, disse a Anvisa, em nota.

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 9 horas

Motociclista morre atropelado por caminhão de lixo em Indaiatuba

O acidente aconteceu na noite de terça-feira (24) na Estrada Dr. Rafael Elias José Aun. Quando ocorreu a colisão, os...

DestaqueAtualizado há 15 horas

Sebrae-SP oferece capacitação gratuita para quem quer ser influencer

A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae-SP oferece uma ação focada em influenciadores digitais para as pessoas...

DestaqueAtualizado há 23 horas

Homem morre baleado em comércio em Indaiatuba

O crime ocorreu por volta das 23h30, nesta terça-feira (24). Ninguém foi preso até o momento. Na noite desta terça-feira...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Casa de Bolos abre processo seletivo para Auxiliar de Produção

Casa de Bolos é uma rede de franquias de lojas especializadas em bolos caseiros feitos com carinho. Já são mais...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Indaiatuba ganha nova rede de Supermercados que anuncia inauguração com descontos de até 70%

Mercado Mega Preço vai gerar novas vagas de emprego; Saiba como se inscrever A primeira loja do Mercado Mega Preço...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, vai acontecer no Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, a grande final...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Suspeitos de planejar atentado em escola são levados à delegacia em Indaiatuba

Três pessoas foram ouvidas sobre o caso e disseram que era tudo “uma brincadeira” Dois menores, alunos da Escola Estadual...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Mulher fica ferida após ser atropelada por moto em Indaiatuba

Uma mulher de 57 anos foi atropelada por uma moto na manhã desta segunda-feira (23 ), na Rua Miguel Domingues,...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Kennametal abre processo seletivo para Operador de Produção

A Kennametal é um fornecedor americano de ferramentas e materiais industriais, está com oportunidades de emprego em Indaiatuba. Descrição: LEIA...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Taurus Festival chega ao Polo Shopping Indaiatuba com 15 estações de churrasco e Bar nas Alturas

De sexta-feira a domingo, 20 a 22 de maio, Indaiatuba vai receber o Taurus Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS