Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Duas Exposições serão realizadas de forma simultânea no Espaço Cultural do Fórum ‘Dr. Francisco Morato’, de 3 a 28 de fevereiro de 2020. Uma delas é a Mostra Itinerante ”Caricaturas de Salão, do caricaturista e designer piracicabano Érico San Juan. Desde setembro de 2018, o evento percorreu 19 espaços diferentes em cinco cidades do Interior Paulista: Piracicaba, Americana, Campinas, Limeira e Elias Fausto. A Exposição traz caricaturas selecionadas, premiadas e convidadas originalmente para Salões de Humor de 10 municípios do Brasil e da Argentina.

Imagem Anterior
Imagem Próximo

A apresentação coube ao caricaturista paulistano Eduardo Baptistão, colaborador da revista Veja e do jornal O Estado de S. Paulo. Os trabalhos da Exposição estiveram, originalmente, na Bienal Internacional da Caricatura (Rio de Janeiro), no Museu de Humor Gráfico ‘Diógenes Taborda’ (Buenos Aires, Argentina), no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, entre outros eventos e localidades.

Natural de Piracicaba, Érico San Juan tem 44 anos de idade. Atua como ilustrador e caricaturista há 29 anos. É designer graduado pela Unimep e radialista locutor pelo Senac. Seus trabalhos no Humor Gráfico foram publicados em 25 livros de diferentes Editoras. Integrou mais de 60 Exposições, entre Coletivas e Individuais. Em 2019, fez as ilustrações do livro ’45 do Primeiro Tempo’, do jornalista Patrick Santos, trabalho que prossegue para o podcast homônimo da obra, na rádio Jovem Pan.

‘Lugares Por Onde Andei’

A segunda Exposição no Fórum apresenta obras de Irene Barone Fraga, oficial de Justiça aposentada do TJ/SP. Em 2002, ela iniciou aulas de Pintura com o artista plástico e pintor piracicabano Gil Shreiber da Silva.

“Quando despertei o interesse pela Pintura a Óleo. A partir de então, tal interesse só aumentou e tornou-se uma paixão, razão pela qual sigo com minhas aulas de Pintura com a artista plástica e pintora Ivânia Macedo Rocha Tanaka, com a qual tive a oportunidade de participar de diversas Mostras de Artes na cidade”.

Entre as Mostras que ela participou, estão ‘Lentes e Pincéis e Recordações’, no Centro Cultural ‘Martha Watts’; ‘Lentes e Pincéis’, na FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba); e ‘Caminhões, Composições e Coletânea’, no Fórum de Piracicaba.

Saiba mais

‘Caricaturas de Salão ‘e ‘Lugares Por Onde Andei’

As duas Exposições podem ser vistas no Espaço Cultural do Fórum de Piracicaba, localizado à rua Bernardino de Campos, 55, de 3 a 28 de fevereiro. Horário de visitação: das 12h30 às 18 horas.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Minas registra salto em mortes por causas respiratórias

Em tempos de alerta quanto à pandemia do novo coronavírus, diz O Estado de Minas, registro…