Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Dona do AliExpress, a gigante chinesa Alibaba fez uma proposta para adquirir a concessão do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Caso a aquisição aconteça, a ideia da companhia é criar, dentro das instalações, um centro de distribuição de cargas e produtos, tirando um pouco do atual foco em tráfego de passageiros. As informações são da Folha de São Paulo.

O aeroporto de Viracopos é privatizado e controlado pela Aeroportos Brasil, uma concessionária formada por UTC Participações, Triunfo Participações e Investimentos e Egis. O grupo, que tem a Infraero como sócia, anunciou ainda em julho de 2017 que não pretende continuar com o comando das instalações – e seus acionistas inclusive autorizaram a devolução da concessão.

O motivo para a desistência foi a baixa demanda pelo aeroporto, bem menor do que o esperado. Um comunicado da própria Triunfo, divulgado no meio do ano passado, dá uma noção da diferença: segundo o texto, a expectativa divulgada pelo governo era de que quase 18 milhões de passageiros passassem por Viracopos em 2016. No entanto, durante todo o ano, apenas 52% desse total foi “efetivamente registrado”.

A crise no país registrada nos últimos anos também afetou a movimentação de cargas. Em vez das 409 mil toneladas projetadas para 2016 pelo governo na licitação, o aeroporto recebeu apenas 166 mil. O resultado foi um prejuízo para a concessionária, que entrou com um pedido de recuperação judicial, homologado no começo de agosto deste ano.

Jack Ma, CEO da Alibaba, já demonstrou interesse em expandir a empresa no Brasil (Foto: World Economic Forum / Wikimedia Commons)

De toda forma, a proposta da Alibaba, que prioriza o tráfego de aviões da própria empresa, já foi entregue, segundo a reportagem da Folha. O objetivo da companhia comandada por Jack Ma é expandir suas atividades aqui no Brasil. O país já chegou a ser o quarto maior mercado dos sites de comércio eletrônico Aliexpress e Alibaba.com.

No entanto, a concorrência pela concessão é forte. A matéria menciona que a CCR – que hoje administra rodovias como a Bandeirantes e o aeroporto de Confins (MG) – e o fundo de investimentos IG4, junto com a operadora de aeroportos Zürich, estão na disputa.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Orquestra Jovem está com inscrições abertas para aulas de musicalização

Notícias Orquestra Jovem está com inscrições abertas para aulas de musicalização Publicaçã…