1 de 1
Área do Aeroporto de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima

Área do Aeroporto de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima

A pandemia do novo coronavírus fez o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), encerrar abril com baixa de 82% no fluxo de passageiros, no comparativo com mesmo período de 2019, o que fez o terminal ter o menor número de viajantes para um mês desde o início da administração pela iniciativa privada. Por outro lado, a movimentação de cargas é avaliada como “estável” pela concessionária.

Dados divulgados pela Aeroportos Brasil Viracopos indicam que, no mês passado, passaram por Viracopos 150,5 mil viajantes, enquanto que em abril do ano passado foram 846, 9 mil. Em março, o terminal já havia registrado fim de uma série histórica marcada por altas consecutivas entre julho de 2018 até fevereiro de 2020, comparando-se cada mês com o mesmo período do ano anterior.

As estatísticas mostram ainda que o terminal teve 5,1 mil passageiros em voos internacionais. Antes disso, menor quantidade foi registrada somente em maio de 2014, quando foram 3,1 mil. A concessão de Viracopos teve início na metade de 2012 e as estatísticas começaram a ser divulgadas em 2013.

Fluxo de passageiros no Aeroporto de Viracopos
Pandemia do coronavírus interrompeu série histórica no terminal de Campinas (SP).
Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

Comparativo

  • Passageiros domésticos
    abril 2019 – 785.688
    abril 2020 – 145.391
  • Passageiros internacionais
    abril 2019 – 61.225
    abril 2020 – 5.155
  • Total de viajantes
    abril 2019 – 846.913
    abril 2020 – 150.546

Em nota, a concessionária administradora destacou que a interrupção da série histórica se deve ao novo coronavírus. “Ocorreram quedas em março e em abril, sendo que o ano começou com altas em janeiro e fevereiro”, diz texto da assessoria. Em 2019, Viracopos registrou 10,5 milhões de passageiros.

Terminal de cargas

O volume total de cargas movimentadas em abril chegou a 19,2 mil toneladas, considerando-se importações, exportações e remessas expressas. A quantidade supera as 18,3 mil toneladas registradas em março, e fica próxima das 19,3 mil contabilizadas em abril do ano passado.

“Carga segue estável, por Viracopos ser o maior aeroporto em importação de carga do Brasil. Neste período, estão chegando diversas cargas ligadas ao combate à doença, tais como respiradores, máscaras e testes para a Covid-19”, informa texto da assessoria da concessionária.

Em fevereiro, a estrutura em Campinas obteve a aprovação do plano de recuperação judicial para solucionar a crise financeira do complexo. O resultado marcou o fim de um impasse de pelo menos dois anos para solucionar a dívida de R$ 2,88 bilhões e abriu caminho para o terminal iniciar o processo de relicitação da concessão, que será o primeiro da história de um aeroporto no Brasil.

Turismo e vestuário são setores mais afetados pela pandemia do coronavírus

Turismo e vestuário são setores mais afetados pela pandemia do coronavírus

CORONAVÍRUS

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

AB Colinas divulga mensagem sobre o uso de máscaras

Monday, July 13, 2020 Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Agên…